sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O conhecimento liberta

(Mércia Miranda Vasconcellos, no livro O sentido da vida – à procura de mim mesmo) Editora EME.

Por que o conhecimento liberta? À medida que temos informações, podemos fazer reflexões, indagações, considerações, aumentando a noção preexistente, possibilitando-nos uma visão clara e mais amadurecida da realidade que nos cerca. Dessa forma, construímos significados não só para aquilo que nos é apresentado, mas para o que vai além, e damos sentido às coisas como elas são na sua essência, compreendendo a razão de ser de atitudes, de situações.

O conhecimento possibilitará a distinção entre o bem e o mal, abrirá os horizontes intelectuais, propiciando também o esclarecimento moral, o despertar da consciência. Despertos, passaremos a ver o mundo de forma mais esclarecida, e, descobrindo os segredos da existência, tiraremos o véu que nos empana o entendimento. .

Seguindo esse raciocínio, o conhecimento induz o pensar crítico, o organizar idéias, o questionamento, a contextualização de informações. O conhecimento é capaz de acionar desejos novos e, junto ao sentimento, movimentarão a vontade de concretizar caminhos diferentes.

O cérebro, cheio de ideais renovadores, deve motivar o coração à busca do equilíbrio emocional. A mente deve estar recolhida, focada, presente em cada momento vivido, sem divagar ou desviar-se do processo de crescimento. Reproduzimos internamente o saber através das reflexões, das quais nascem outros questionamentos, ou conclusões responsáveis pela mudança de postura, quanto aos conhecimentos e hábitos. .

Quem conhece a razão de ser das coisas tem liberdade de escolha e amplia a possibilidade de uma decisão acertada. O progresso intelectual é um passo para o moral, porque ajuda a compreensão do bem e do mal. O crescimento se efetivará, porém, quando as reflexões saírem do campo estritamente cognitivo, ou seja, do intelecto, e passarem para o campo emocional e da ação, tornando-se reflexões sentidas, vivenciadas, aplicadas.

Não basta somente conhecer, é preciso aplicar o conhecimento adquirido nas experiências diárias, vivendo o aprendizado, pelas reflexões sentidas, para que o saber saia do intelecto e passe a fazer parte de seu senso moral, aumentando a maturidade espiritual e a fortaleza emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário