A Obra de Joanna de Ângelis

Psicografia Divaldo Pereira Franco

Messe de Amor (1964)
 "Anima-nos o propósito de contribuir, embora de maneira insignificante, com o esforço dos abençoados Obreiros do Mundo Maior, no que diz respeito à laboriosa tarefa de expansão do Reino de Deus, nos corações, no momento em que a família espírita, reconhecida e jubilosa, celebra o Primeiro Centenário da publicação, em Paris, de O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Revivendo a Boa Nova de Jesus Cristo, o Espiritismo desdobra o amor, convidando o homem à cruzada redentora da fraternidade por um mundo melhor e mais feliz."
Dimensões da Verdade (1965)
O que é Verdade? perguntou Pilatos, interessado.

E o meigo Jesus permaneceu silente, como a demonstrar que a Verdade é infinita e apresenta várias dimensões, servindo aos Espíritos de acordo com a sua própria evolução. Para os dias em que vivemos, nos quais os vícios e as amarguras se misturam com os ideais de elevação e paz, Joanna de Ângelis selecionou 60 mensagens que procuram apresentar a verdade nas suas mais nobres dimensões.



                              
Espírito e Vida (1967)
"Não conservamos a presunção de estancar, com estas páginas, o caudal da dissolução, dos costumes em voga, mas sim mantemos a esperança de estimular os Espíritos valorosos que, em luta renhida contra as manifestações inferiores, se esforçam para prosseguir intimoratos pela senda do bem, por sabermos que o bem é bom para quem o pratica, como a verdade é luz para quem a conduz, iluminando primeiro aquele que com ela se identifica”.



Lampadário Espírita (1969)
Apresenta algumas considerações inspiradas em múltiplas lições de O livro dos Espíritos e de O Evangelho Segundo o Espiritismo, num convite ao estudo das obras valiosas da Codificação Kardequiana.
Ao término de cada mensagem, há a sugestão para leitura complementar de tópicos de ambas as obras citadas, facilitando o estudioso sincero que, por vezes, o tempo escasso e as atividades profissionais exaustivas são impedimento para uma pesquisa mais aprofundada.

Convites da Vida (1972)
Considerando que a vida oferece a todos vários convites, que tanto podem levar à ascensão idealista como ao sofrimento evitável, a Autora Espiritual Joanna de Angelis sugere 60 convites que estimulam as virtudes e a sublimação.

Após a Tempestade (1974)
É um livro de estudos. Obra na qual a Autora espiritual Joanna de Angelis opina sobre os angustiantes problemas da atualidade, e o faz de forma brilhante, revelando profunda e aguda perspicácia, esclarecendo, à luz da Doutrina Espírita, as desconcertantes paisagens morais do mundo moderno.

Chamamos a atenção para a última mensagem Os novos Obreiros do Senhor – pela grandeza e pela oportunidade da questão – considerando os tempos novos que se aproximam.

Florações Evangélicas (1974)
Ao mesmo tempo em que se divulgam com entusiasmo as conquistas intelectuais, desconsidera-se a ética que deve existir por trás de todas as realizações.

O homem conquista o espaço e se entorpece nas paixões. Pensando nisso, a Instrutora Espiritual Joanna de Angelis apresenta 60 mensagens que preparam as almas humanas para a Era Feliz, que um dia se estabelecerá na Terra.

Leis Morais da Vida (1976)
O Espírito Joanna de Ângelis nos revela o grande valor das Leis Morais da Vida, alertando-nos para a imperiosa necessidade de segui-las à risca, em benefício da nossa como da evolução moral e espiritual dos nossos irmãos de jornada terrena.
A abnegada Mentora esclarece-nos que as referidas leis não se submetem às injunções transitórias das paixões humanas, e o homem não consegue padronizá-las nem subjugá-las às suas torpes determinações.
Adverte-nos que a desobediência a essas leis divinas traz como conseqüências sofrimento e desalinho ao infrator, que jamais logra fugir ao reajuste produzido pela rebeldia de que se faz portador.

No Limiar do Infinito (1977)
As páginas desta obra visam oferecer paisagens espirituais que preparam a mente para o amanhã, conforme as lições de Jesus Cristo e os nobres esclarecimentos dos Benfeitores Espirituais exarados por Allan Kardec, na Codificação Espírita.
São reflexões e estudos, observações e conotações, realizados pelo Espírito Joanna de Ângelis, no desejo de participar desse arrojado trabalho que se encontra no limiar do infinito da vida espiritual – nosso berço e porto – intercalada pelos revestimentos da cápsula carnal, nas sucessivas reencarnações.

Rumos Libertadores (1978)
O Espírito Joanna de Ângelis reune vários rumos libertadores, conforme as circunstâncias em que os problemas e dificuldades se apresentem, como contribuição para segura movimentação no trânsito carnal.
Inspirados nos preciosos ensinamentos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, verdadeira bússola que aponta o rumo seguro para todos os candidatos e aspirantes ao reino dos Céus, de que nos fala Jesus.
São roteiros simples e confortadores, apresentados aos estudantes da Doutrina Espírita, que é verdadeiro Renascimento do Cristianismo, numa hora grave e difícil qual a que ora se vive entre aturdimentos, ansiedades e frustrações...

Oferenda (1980)
Joanna de Ângelis aborda questões intrincadas do comportamento humano com alta sabedoria e imensa complexidade. Os seus textos, que resultam de larga e multimilenária experiência com os problemas humanos, em diversas reencarnações, quando liderou grupos de vidas, oferecem vasto material para a meditação, para a vivência, para a plenitude.
Um leitor, dirigindo-se ao médium da obra, assim se expressou: “É o livro que me libertou de mim mesmo. Buscava-o sem saber da sua existência, e, ao lê-lo, reencontrei-me, solucionei questões que jaziam perturbadoras, e muitas sombras se diluíram ante a pena mágica da nossa Benfeitora”.


Alerta (1981)
Recordando que o homem lamenta a escassez de tempo para orar e meditar e, ainda, que necessita de constante vigilância, o Espírito Joanna de Ângelis compôs este livro, oferecendo temas breves, com respostas evangélicas e espíritas aos muitos problemas que aturdem e desconsertam as pessoas.
São sugestões de reflexões para antes das decisões a que todos somos chamados a cada instante, no dia-a-dia do processo evolutivo.
Com apresentação do Espírito Emmanuel, através do médium Francisco Cândido Xavier, o livro se compõe de 60 mensagens de alerta.

Estudos Espíritas (1982)
“Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.”
Atendendo à excelência desta instrução do Espírito de Verdade, expressa em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, o Espírito Joanna de Ângelis, nos mostra o resultado de suas análises em torno de 25 temas de grande interesse, lembrando que “Estudar o Espiritismo na sua limpidez cristalina e sabedoria incontestável é dever que não nos é lícito postergar, seja qual for a justificativa a que nos apoiemos”.
Baseando suas meditações em obras da Codificação do Espiritismo, atualiza conceitos, compulsa dados modernos, examina conquistas recentes, compara observações, cooperando no maior esclarecimento de assuntos sempre atuais.

Celeiros de Bênçãos (1983)
A abnegada instrutora Espiritual, através de 60 capítulos, oferece ao leitor um verdadeiro “Celeiro de Bênçãos”, referto de roteiros iluminativos e consolações santificadoras.
Em linguagem escorreita e através de conceitos preciosos, você será conduzido seguramente ao Evangelho de Jesus e à Codificação Kardequiana que se imprimirão na sua mente, felicitando-o em definitivo.
Para quem tem fome de paz, sede de felicidade, escassez de alegria,  este “Celeiro de Bênçãos” reconforta o espírito com messes abundantes do amor de Deus.

Otimismo (1983)
No prefácio desta sempre oportuna obra, o Espírito Joanna de Ângelis comenta a visão distorcida e pessimista, decorrente de motivos ancestrais e hodiernos, de ser a Terra “um vale de lágrimas”, dominada pela infelicidade.

Relembra, porém, a Mentora, que novas conceituações surgiram no decorrer do tempo, geradas por filósofos e pensadores de atitudes positivas e confiantes no futuro, e enfatiza, em sessenta temas da atualidade, a importância da Filosofia Espírita, que, não negando os valores do mundo para a felicidade do homem, afirma a conduta otimista como forma de lograr a excelência do bem viver em paz.

Luz Viva (1984) (com o Espírito Marco Prisco)
Os Benfeitores Espirituais Joanna de Ângelis e Marco Prisco, inspirados em textos extraídos de O Livro dos Espíritos e de O Evangelho Segundo o Espiritismo, ambos do insígne codificador Allan Kardec, oferecem em 30 capítulos alguns temas da atualidade para análise e estudo: Recussos terapêuticos, Toxicomania, Seja Compreensivo, Abortamento, Vida sadia, O mau momento, Defesa e outros, que podem guiar e sustentar o homem, apontando os rumos da fraternidade, "auxiliando-nos a conquistar a luz viva, para que, brilhando sempre em nós, nos felicite e nos dê paz."

Receitas de Paz (1984)
As estatísticas indicam que existem, na atualidade, cem milhões de pessoas vitimadas pela depressão da amargura, marchando no rumo de alienações mais graves.

A Benfeitora Espiritual, Joanna de Ângelis,  oferece 20 receitas de paz, aos que estejam sem fé e sem esperança, inspirando-se nos ensinamentos espíritas, os quais dispõe dos recursos que podem propiciar uma radical mudança para melhor.


Viver e Amar (1985)
No momento em que o homem se apresenta em carência de vária ordem, gerada pela falta de amor, o Espírito Joanna de Ângelis propõe alguns temas com o objetivo de diminuir a solidão, a angústia, as inquietações e o sofrimento, em convite urgente para bem se viver e se amar.
Nele são repetidos conceitos esquecidos, repisadas questões desconsideradas, retornadas propostas supostamente ultrapassadas para que se opere, em quem os leia, a transformação íntima para melhor, sob os auspícios da vida e do amor.
São reflexões e pensamentos dirigidos com carinho por Joanna, anelando produzam salutar efeito em quem deles tome conhecimento.

Episódios Diários (1986)
Opúsculo de cinqüenta capítulos breves e de conceitos leves, firmados na experiência do cotidiano. Cinqüenta episódios que sucedem na vida de quase todas as pessoas, examinados com enfoques evangélicos e espíritas, convidando o leitor à reflexão para a ação feliz, que lhe resulte proveitosa.
Cansaço, desânimo, insegurança, poder, julgamento, calúnia, velhice, sono, morte...
Cada capítulo pode ser lido em um ou dois minutos, como uma dose homeopática do medicamento do amor e da sabedoria dos séculos, de que Jesus e Allan Kardec se fizeram excelentes modelos para a Humanidade.

Filho de Deus (1986)
Em primorosa apresenta gráfica, contém belíssimas mensagens de amor, de paz, cuja beleza é complementada pela suavidade das ilustrações coloridas em cada uma das mensagens.

Luz da Esperança (1986)
Coletânea de 40 capítulos que tratam de “estudos que reafirmam a excelência do pensamento de Jesus, concitando à vivência do amor, à auto-iluminação, de modo que os felizes se reconfortem, os semimortos por vários motivos despertem e os desesperados se renovem”, conforme afirma a autora espiritual, Joanna de Ângelis.
Luz da esperança foi idealizado com o objetivo de auxiliar “os que se encontram nas sombras do desequilíbrio a vislumbrar a saída na direção da harmonia, ao mesmo tempo oferecendo estímulos e forças que impeçam os compromissos desditosos com as alienações e o suicídio.”

Alegria de Viver (1987)

O Espírito Joanna de Ângelis tece, em vinte capítulos, considerações em torno das bem-aventuranças enumeradas por Jesus no Sermão da Montanha e apresenta alguns comentários de fácil aplicação no dia-a-dia, propondo renovação, estímulo e júbilo.

Editado em formato de livro de bolso, permite a facilidade de tê-lo à mão em salas de espera, filas demoradas, no coletivo, engarrafamentos problemáticos, momentos onde a serenidade e a paciência se nos fazem necessárias.

Responsabilidade (1987)
Assuntos da atualidade, inspirados nas lições de Jesus-Cristo, em Sua excelente mensagem de amor e de responsabilidade, compõem os 20 capítulos deste opúsculo.
O intuito do Espírito Joanna de Ângelis é despertar quem adormeceu, confortar aqueles que sofrem e encorajar os companheiros desfalecidos na luta, para que recuperem o tempo perdido e avancem, conscientes, no rumo da elevada empresa iluminativa que a reencarnação a todos proporciona.

Vigilância (1987)
Neste pequeno livro foram reunidos alguns temas oportunos, transformados em convites à vigilância propiciando ao leitor uma visão consoladora, idealista, que talvez não lhe haja ocorrido, como contribuição à obra de regeneração que já se apresenta na Terra, evitando a grande e ameaçadora derrocada que paira no ar.
São apontamentos simples, e, por isso mesmo, desconsiderados, no entanto, preciosos, para quem os aplique com sinceridade, no dia-a-dia, experimentando paz e bem-estar, que deles decorrem, face à conduta que impõem.
Páginas úteis a quem as considere e se deixe penetrar pelo seu conteúdo.

Momentos de Meditação (1988)
A Mentora Joanna de Ângelis nos oferece a oportunidade de refletir, de meditar para uma mudança imediata de comportamento mental e moral, renovando-nos intimamente, a fim de que possamos também socorrer aqueles irmãos que necessitam da nossa assistência e do nosso amparo.

Nesta obra especial, “você encontrará colocações simples e oportunas de fácil aplicação e imediatos resultados positivos”.

Renove-se e seja feliz!

Momentos de Esperança (1988)
Nesta obra, a Mentora Joanna de Ângelis, inspirada sob a doce virtude da Esperança, brinda-nos com vinte temas para a nossa reflexão.
Ao ler Momentos de Esperança, o cristão - e o espírita em particular - confia em receber a misericórdia de Deus na Terra, e a plenitude espiritual após a morte do corpo físico.
Leia-a e enriqueça-se de luz!É o segundo livro da série "Momentos", em que a Benfeitora Espiritual, de forma sequencial, dá um roteiro, de forma sutil, para todos aqueles que desejam integrar a equipe de trabalhadores comprometidos com o Novo Tempo, autolibertando-se e seguindo as pegadas dos Mensageiros de Deus.

Momentos de Coragem (1988)
A coragem de que fala a Benfeitora Joanna de Ângelis é sobretudo a coragem moral. Esta significa, no dizer da Veneranda "um trabalho interior de disciplina dos impulsos que se transformam em força de vontade conduzida para os objetivos nobres."
Nesta Obra, o leitor receberá orientação e estímulos para fortalecer sua coragem moral, com grandes benefícios par si próprio e extensivos á sua família e ao seu círuclo de amizades.
A veneranda Joanna de Ângelis escreveu este volume dominada por imensa ternura pelas criaturas humanas, conforme sempre o faz, oferecendo  verdadeiro tratado de psicoterapia preventiva, sustentando-as e conduzindo-as para a saúde integral.

Jesus e Atualidade (1989)
Versa sobre a atualidade da palavra de Jesus apresentada como solução única e eficaz para os problemas com que se defronta o homem moderno.
Apresenta Jesus atual, não só pelos ensinamentos que propõe como pela exteriorização de paz e de jovialidade que irradia. Propõe Jesus como exemplo e solução, não  o Cristo sofredor mas Jesus “descrucificado”, que ressurge para o homem moderno dando-lhe a certeza da possibilidade de atingir a realização total.
Dentro dessa visão, Jesus e Atualidade reproduz em suas páginas vinte situações contemporâneas, com ocorrências do cotidiano, analisadas à luz das mensagens de Cristo, aqui apresentado como “companheiro e terapeuta” para uma Humanidade em crise, necessitada de um “atendimento de emergência”.

Momentos de Alegria (1989)
Em meio a tantas preocupações, dificuldades, tarefas, aflições, o homem precisa redescobrir os momentos de alegria na simplicidade de coisas maravilhosas: o sorriso da ciança, o nascer do sol, o desabrochar das flores, o canto alegre dos passros no alvorecer...
São 20 convites à renovação interior, ao esclarecimento, propiciando momentos de alegria que  “ devem ter prevalência sobre os outros de tristeza, de desencanto”.
É o quarto livro da série "Momentos" em que a Benfeitora continua com o seu roteiro sutil de orientação para aqueles que desejam integrar a equipe de semeadores da era nova.

Momentos de Felicidade (1990)
Nesta obra, Joanna de Ângelis nos mostra toda a simplicidade de como podemos ser felizes, deixando de imaginar que a felicidade é um sonho distante e inatingível. Pelo contrário, ela é apenas uma questão de atitude, de mudança de comportamento, de um esforço pessoal.

Leia esta obra, e comece a mudar para ser feliz!

Momentos de Iluminação (1990)
Nesta obra, a nossa Benfeitora Espiritual nos ensina que o grande desafio da vida são as aquisições eternas, e entre essas se destaca a autoiluminação, que é um processo lento, que exige grande esforço.

Ensinamentos sábios nos mostram os caminhos para chegarmos à autoiluminação e darmos um grande passo par a nossa evolução, em benefício, também, da evolução dos nossos irmãos.

O Homem Integral (1990)
Este livro é o primeiro de uma trilogia, que prossegue com Plenitude e O Ser Consciente.
Ensaio de Psicologia Espírita, demonstra que a Filosofia e a Psicologia tentam compreender o homem através de processos que fragmentam a sua realidade.
A Autora Espiritual Joanna de Ângelis, informa que "na presente obra fazemos um estudo de diversos fatores de perturbação psicológica, procurando oferecer terapias de fácil aplicação, fundamentadas na análise do homem à luz do Evangelho e do Espiritismo, de forma a auxiliá-lo no equilíbrio e no amadurecimento emocional, tendo sempre como ser ideal Jesus, o Homem Integral de todos os tempos." É o segundo livro da Série Psicológica.

Momentos de Consciência (1991)
Diz-nos Joanna de Ângelis que a meta essencial da consciência lúcida é a busca da plenitude, descobrindo os valores reais da vida e superando os equívocos do ego, no processo da evolução do ser espiritual.
Esta belíssima obra nos faz entender o inestimável valor da consciência, para a construção ou o refazimento dos rumos de nossas vidas, em busca da paz, da saúde, da harmonia, da união fraternal com o próximo, a fim de construirmos um mundo melhor, aqui e agora, sem desculpas evasivas, nem atrasos, nem esmorecimentos.

Momentos de Harmonia (1991)
Nesta obra que encerra larga visão das virtudes, dos defeitos e dos sentimentos da criatura humana, a Benfeitora Espiritual, dá-nos o exemplo de como devemos viver para alcançar a harmonia, superando os desequilíbrios emocionais e orgânicos que nos conduzem aos mecanismos da evasão, arrojando-nos dolorosamente nos precipícios da amargura e da loucura.
A autora espiritual nos enche o coração de esperança, ao dizer que Momentos de Harmonia propiciam vida abundante, tornam-se fatores decisivos para a felicidade, transformam-se em melodias de paz dignificando a vida.

Plenitude (1991)
Segundo livro da trilogia, iniciada com a obra O homem integral.

Aborda os vários tipos de sofrimentos, físicos e morais, que empurram multidões para os vícios, as fugas e o desespero.

A Autora Espiritual faz uma profunda análise psicológica dos aspectos do sofrimento, propondo a solução espírita, convidativa ao autodescobrimento, à vivência evangélica e ao comportamento lúcido, requisitos essenciais para a conquista da plenitude.

Momentos de Saúde (1992)
A conquista da saúde integral é a meta ambicionada pela criatura humana.
Jesus, em todo o Evangelho exalta a harmonia moral e emocional da criatura perante a Vida, como fator essencial para a sua salvação - o estado de saúde integral.
Psicoterapeuta incomum, propôs o auto-exame em forma de receita para a aquisição da paz, como decorrência das propostas do amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
A obra pretende fazer uma ponte entre as excelentes contribuições do conhecimento tecnológico com os ensinamentos sábios de Jesus e de Allan Kardec, a fim de que Ciência e Religião avancem unidas, beneficiando as criaturas.

Vida Feliz (1992)
Informa a Benfeitora Espiritual que "tendo em vista o número de mentes e corações que solicitam diretrizes e auxílio, inspiração e apoio espiritual, animamo-nos a reunir duzentos pequenos temas já muito conhecidos, oferecendo-lhes um tratamento simples e de fácil aplicação, para brindar os nossos leitores, o que então fazemos, rogando as bênçãos de Jesus para todos nós.
Esperamos que na sua singeleza ele possa dar significado, beleza e vida à existência de todo aquele que o ler." 

O ser Consciente (1993)
Faz parte da trilogia iniciada com O HOMEM INTEGRAL e PLENITUDE, agora concluída de maneira ímpar.
Fundamentada no estudo da personalidade humana, a Mentora  examina os múltiplos fatores que constituem o Ser.
Aprofundando a sonda dos estudos psicológicos, em linguagem clara e ao alcance de todos, nos problemas afligentes da atualidade, oferece um verdadeiro manual de sugestões e diretrizes que contribuem valiosamente para a aquisição da própria consciência, com direcionamento para uma ética feliz, cristã e espírita.
É uma Obra rara na bibliografia espírita e mediúnica.

Momentos Enriquecedores (1994)
“Os momentos enriquecedores são dádivas de Deus para todos aqueles que se encontrem dispostos e receptivos aos desafios, aos novos acontecimentos, às idéias libertadoras, às conquistas da ciência e da razão, promovendo-os e alçando-os aos patamares da Grande Luz.”

O presente livro apresenta muitos momentos enriquecedores, alguns que nem sempre são percebidos. Momentos de resgate libertador, de renovação pessoal, de reflexão, de amadurecimento, de sabedoria, de cultura e de discernimento.

Autodescobrimento: Uma Busca Interior (1995)
Esta obra constitui um ensaio de Psicologia Espírita, onde a Instrutora Espiritual Joanna de Angelis analisa o ser real, os conflitos, o inconsciente e o subconsciente, a viagem interior, os transtornos comportamentais, o pânico, a amargura, a conquista de si etc, facultando que cada um descubra seus limites reais e verdadeiras aspirações.

Desperte e seja Feliz (1996)
Livro de base psicológica, onde o Espírito Joanna de Angelis, nos ensina que "multiplicam-se as glórias da inteligência, mas também os conflitos do sentimento.
Seres vazios deambulam em todas as direções, e viandantes que perderam o sentido existencial embriagam-se nas utopias para  fugirem de si mesmos e dos outros.
O Espiritismo chega, neste momento grave, como resposta do Céu generoso à Terra aflita, oferecendo diretrizes, equipamentos e luzes que proporcionam paz."

Adolescência e Vida (1997)
Torna-se urgente o compromisso de um reestudo por parte dos pais e educadores em relação à conduta moral que deve ser ministrada às gerações novas, a fim de evitar a grande derrocada da cultura e da civilização, que se encontram no bordo mais sombrio da sua história.

A Benfeitora Espiritual Joanna de Angelis, assim pensando, apresenta vários temas relacionados com a adolescência, a fim de contribuir de alguma forma com a palpitante questão que está desafiando os pais na maneira de conduzir os jovens.

Vida: Desafios e Soluções (1997)
Esta é uma obra resplandecente de conceitos libertadores, do Espírito Joanna de Ângelis.
A mensageira da Imortalidade oferece, em linguagem simples e acessível, estudos dos problemas humanos, à luz da Psicologia Espírita com os subsídios da Psicologia Transpessoal, a fim de minorar os problemas e dificuldades da existência corporal, preparando o Espírito para a sua destinação futura.
Temas delicados são tratados com beleza e oportunidade para entendimento dos aparentes enigmas da reencarnação, propondo soluções para as dificuldades de relacionamento, de comportamento, da existência em si mesma. São conceitos profundos, apresentados com sabedoria para o entendimento de todos.

Amor, Imbatível Amor (1998)
Mais um livro da Série Psicológica, que deu início a uma nova linguagem espírita, por iniciativa da Benfeitora Joanna de Ângelis. Nele são abordados temas de profundo interesse para as criaturas.

O amor sob várias angulações, desde a visão de Reich com a sua proposta de prazer, passando pelos modernos psicólogos humanistas e transpessoais, culmina com a visão espírita libertadora e ideal. No gênero, é o mais oportuno e profundo livro apresentado pelo espiritismo através da mediunidade.

Sendas Luminosas (1998)
Este livro foi psicografado no período de 1º a 28 de junho de 1997, por ocasião da viagem de divulgação doutrinária, realizada por Divaldo Pereira Franco a diversos países europeus.

São 32 páginas que abordam assuntos de interesse geral, consignando a opinião espiritual de Joanna de Ângelis quase sempre reportando-se aos temas abordados durante as conferências nas várias cidades da Inglaterra, Escócia, Áustria, Repúblicas Checa e Eslava, Alemanha.

Dias Gloriosos (1999)
São 29 capítulos abordando temas atuais como: Engenharia Genética, Transplantes de Órgãos, Criogenia de seres humanos, Métodos eugênicos perturbadores, Mudança de sexo, Regressão de memória e outros que “têm sido motivo de controvérsia em diferentes campos do pensamento e da religião.”
Apresentando observações e opiniões hauridas na Doutrina Espírita, no seu tríplice aspecto de Ciência, Filosofia e Religião, Joanna de Ângelis objetiva “contribuir de alguma forma para que se leve em consideração a incomparável proposta do Espiritismo, que restaura e atualiza o pensamento de Jesus, sempre vivo e estuante na mente e no coração de todos aqueles que O amam.”

Fonte de Luz (2000)
Seleção de trinta e cinco temas, que nos interessam a todos, enfocados sob a óptica do Evangelho interpretado pelo Espiritismo, de forma a oferecer enfoques otimistas e solucionadores dos problemas que afetam a expressiva maioria dos deambulantes do carro celular.
Na plenitude de sua sabedoria e fidelidade a Jesus e Kardec, Joanna de Ângelis escreve neste livro Jesus e família, Aflições reais, Quedas morais, Vitórias, Diante da angústia, Batalha íntima, Educação sexual, A busca do prazer, Pensamento e conduta, entre outros temas para sua reflexão e crescimento.

Jesus e o Evangelho à luz da Psicologia Profunda (2000)
O nobre Espírito Joanna de Ângelis, celebrando os dois mil anos do nascimento de Jesus, fez um oportuno estudo à luz da psicologia profunda sobre a Sua vida e Sua mensagem.
Em análise cuidadosa apresenta a Sua perfeita identificação com os dois conteúdos psicológicos do animus e da anima, e que dEle fez o Ser ideal e modelar para a Humanidade.
Firmada nas colocações expostas por Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo, comenta um item de cada capítulo desse livro da Doutrina Espírita, conclamando o indivíduo à mudança de comportamento e de atitudes perante a vida, para entregar-se confiante à construção da própria e da felicidade geral.


O Despertar do Espírito (2000)
Obra da Série Psicológica da Benfeitora Espiritual Joanna de Ângelis, é um aprofundado estudo do ser existencial sobrevivente ao túmulo e anterior ao berço, passando pelas diversas etapas das experiências humanas durante a reencarnação.

Problemas que surgem, desafios que se apresentam constituem estímulo para o crescimento interior e para o aprimoramento do ser imortal, o Espírito eterno.
Analisando e apresentando soluções para muitos dos distúrbios psicológicos da atualidade, a nobre Benfeitora orienta o leitor a encontrar a saúde emocional, psíquica e espiritual, de fundamental importância para a de natureza física e social.

Nascente de Bênçãos (2001)
Durante a jornada missionária do médium Divaldo Pereira Franco realizada no continente europeu, no ano de 2001, divulgando o Espiritismo em várias cidades de diversos países, terminada a conferência, na intimidade do local de repouso do médium, a Benfeitora Espiritual escrevia uma página abordando o tema que houvera sido desenvolvido sob novos enfoques sempre enriquecedores.
De cidade em cidade, através de rígida disciplina, o médium e a Mentora intercambiavam mensagens iluminativas. Na cidade de Assis (Itália), a querida Mentora escreve o capítulo IRMÃO DA NATUREZA, dedicado a São Francisco, falando-lhe dos sofrimentos que vigem na Terra e rogando-lhe intercessão providencial junto a  Jesus, a fim de que o amor domine os corações.

No Rumo da Felicidade (2001)
A felicidade não é uma utopia. Ela existe e faz parte do projeto Divino da Criação.
A Terra na condição de planeta de expiação e provas, transita para o Mundo de Regeneração, e a felicidade acena como parte do processo a ser alcançado pelo homem. Um dos fatores decisivos para sua concretização é o livre-arbítrio. O ser humano envolvido nos mantos da ilusão, opta pelo gozo, pelo prazer das emoções da carne, na cultura do corpo. A felicidade real só se efetivará quando descobrirmos e reconhecermos nossa Realidade Espiritual como seres imortais, já que somos viajantes da Eternidade. Sem o conhecimento da vida espiritual e dos mecanismos que a compõem, a felicidade não passa de uma aspiração emocional descontrolada que a realidade consome deixando cinza e desencanto.

Triunfo Pessoal (2002)
A Benfeitora Espiritual centrando-se na notável contribuição de Jung, introduz o pensamento de experientes psiquiatras, psicanalistas, biólogos, a fim de demonstrar que na raiz de todo e qualquer transtorno, aflição, enfermidade ou sofrimento, encontra-se o Espírito eterno, responsável pelas ocorrências que podem ser utilizadas para seu reequilíbrio, a sua recuperação, a sua paz. Traz abordagem com propostas psicoterapêuticas baseadas na descoberta do Ser Integral, na salutar identificação com os valores do self. Livro da Série Psicológica, estimula-nos ao avanço de nosso ser e à superação de nossos limites, a crescer e a desenvolver o nosso deus interno e o seu conteúdo numinoso.

Lições para a Felicidade (2003)
Felicidade!...
Quem não deseja ser feliz?
Todos buscamos, cada um a sua maneira, a felicidade em nossas vidas.
Mas, por que será que nem todos somos felizes?
Este livro aborda o que é a verdadeira felicidade e como alcança-la.
A Benfeitora Joanna de Ângelis ensina que a felicidade está muito mais perto do que imaginamos...


Garimpo de Amor (2003)
Ao navegar pelas páginas deste livro, você ficará deslumbrado com trinta reveladoras facetas deste fascinante assunto que é o amor.
Tão antigo quanto recente, o amor é tema que continua desafiando homens e mulheres na arte de bem viver.
Admira-nos a facilidade com que Joanna de Ângelis escreve e reescreve sobre o amor, permanecendo original em suas idéias, sem se repetir!
O amor é fonte inesgotável de encantadora beleza.

E amor e Jesus são termos da mesma realidade.

Diretrizes para o Êxito (2004)
O nobre Espírito Joanna de Ângelis deposita nas mãos dos leitores uma obra de raro valor, oferecendo a todos quantos se apresentam como candidatos ao ministério de renovação pessoal, no decurso da jornada para a plenitude da Vida Maior.
Páginas impregnadas de amor e estímulo apontando diretrizes seguras para que todos possam alcançar o êxito em sua caminhada.
É uma verdadeira fonte de luz e sabedoria.

Conflitos Existenciais (2005)
O nobre Espírito Joanna de Ângelis resume “vários comportamentos perturbadores que se apresentam como testes de resistência para o indivíduo humano”, enfocados à luz da psicologia, da psicanálise e da psiquiatria, sob o prisma, porém, da Doutrina Espírita.
Esta obra constitui oportunidade para refletirmos em torno da problemática da existência, analisando-a criteriosamente.
O medo, a raiva, a preguiça, o ciúme, a violência, o amor, a morte, as fugas psicológicas e tantos outros conflitos fazem parte do universo desta jóia que nos é oferecida pela Espiritualidade Maior.

Iluminação Interior (2006)
A obra reúne trinta estudos de diferentes temas, resultantes de prolongadas meditações e vivências em torno da palavra de Jesus, à luz da Psicologia profunda e da Medicina contemporânea.

Iluminação Interior constitui um forte apelo e um vigoroso convite à mudança de comportamento, de mentalidade, de estado de espírito, visando ao aperfeiçoamento intelecto-moral do ser humano.

O Amor como Solução (2006)
O Espírito Joanna de Ângelis apresenta o AMOR como a solução para todo o sofrimento do homem na Terra e adverte que a transformação moral do homem e da mulher é uma tarefa impostergável que ora se inicia, face a grande transição pela qual passa o planeta. O leitor estará reforçando e enriquecendo as suas próprias possibilidades de evoluir na grande Seara do Bem e, por via de conseqüência, acrescendo, também, pontos no quadro da evolução moral e espiritual da Humanidade. Há 150 anos, quando O Livro dos Espíritos foi lançado, poucos puderam compreender a afirmativa dos benfeitores, na resposta dada à questão 793, ao nos advertir que civilizados só seremos banindo os vícios que nos desonram e vivermos como irmãos, praticando a caridade cristã. Até então seremos apenas povos esclarecidos, que hão percorrido a primeira fase da civilização. A obra O Amor como Solução, vem agregar valores novos ao entendimento desse conceito sociológico expendido pela Doutrina Espírita.

Encontro com a Paz e a Saúde (2007)
Numa admirável lucidez e argumentação ímpar, a Veneranda Joanna de Angelis reitera inequivocamente os seus profundos conhecimentos de Psicologia Transpessoal, desfiando um rosário de nuanças da alma humana, dissecando-lhe os sentimentos e as profundas transformações pelas quais passa o ser desde os primórdios da sua existência na Terra até os dias atuais.
Neste Encontro com a Paz e a Saúde, Joanna tece os mais profundos comentários sobre temas de grande interesse e repercussão, tais como: crises existenciais, sociais e gerais, autodesamor, machismo, feminismo, separações litigiosas e harmônicas, felicidade, sexualidade, consciência e vários outros, exarando suas sábias orientações e conselhos a quantos estejam experienciando na vida momentos de conflitos e angústias.
A Veneranda nos convida a uma grande reflexão nesta obra: O homem precisa harmonizar o ego com o Self, entender o significado da vida e trabalhar para a auto-realização, para a conquista real da saúde emocional, resultando em equilíbrio físico e mental.


Jesus e Vida (2007)
Em 30 capítulos, o Espírito Joanna de Ângelis nos oferece valiosas sugestões para enfrentarmos os diversos desafios da atualidade.
Inspirada na figura singular e incomparável do Mestre de Nazaré, ela nos diz que “Em Jesus sempre encontraremos a pedagogia mais segura para o comportamento ideal diante das situações agressivas destes e de todos os dias tumultuosos.”
A obra contempla valiosas lições de advertência, amor, fé, esperança, ante tantas dores e sofrimento do mundo moderno, cujos habitantes, na sua grande maioria, são totalmente desequipados para o enfrentamento dos problemas e vicissitudes da vida, porque desconhecem a sublime mensagem do Evangelho de Jesus.

Constelação Familiar (2008)
O Espírito Joanna de Ângelis aborda, em 30 capítulos, a temática Família, base fundamental sobre a qual se ergue o imenso edifício da sociedade.
A obra homenageia o Sesquicentenário da Revista Espírita, publicada pelo Codificador do Espiritismo, Allan Kardec, em Paris, França, no dia 1º janeiro de 1858.
Os pais, os filhos, os avós, os tios, outros parentes, os vizinhos, a educação doméstica, a mediunidade na família, as turbulências no âmbito familiar, as tragédias no lar são alguns dos assuntos abordados na preciosa obra.



Libertação do Sofrimento (2008)
Joanna de Ângelis nos oferece, nesta obra, 30 temas do maior interesse sobre o sofrimento, suas causas e consequências, suas implicações reencarnacionistas e a infalível terapia que se lhe pode aplicar, com base nos incomparáveis postulados do Evangelho e do Espiritismo.

Os conceitos e orientações ampliarão nossos conhecimentos e nos farão entender os mecanismos do sofrimento, bem como os recursos de que dispomos para evitá-lo ou, pelo menos, atenuá-lo.



Em Busca da Verdade (2009)
A Veneranda Joanna de Ângelis oferece-nos mais esta extraordinária obra, com profundas lições, que nos levam por diretrizes seguras, para alcançarmos a maturidade psicológica, de que tanto necessitamos, a fim de libertar o nosso Espírito das densas camadas que dificultam a sua longa jornada na difícil marcha da evolução.
Mestra da Psicologia Transpessoal, Joanna penetra com facilidade e brilhantismo nos meandros das relações ego-self, esclarecendo, com objetividade, importantes conceitos como psique, sombra, individuação e outros.
A nobre autora espiritual interpreta, ainda, com mestria, o pensamento do ilustre fundador da Psicologia analítica, Carl Gustav Jung, discorrendo sobre a necessidade do equilíbrio fisiopsíquico do homem, para chegar a um estado de bem-estar e paz.

Atitudes Renovadas (2009)
A Mentora Joanna de Ângelis convida a uma profunda reflexão sobre a necessidade de se modificar o comportamento para melhor, promovendo a mudança dos hábitos nocivos e da acomodação emocional, substituindo-os por atitudes renovadas, as quais abrem espaço para novas aspirações e futuras conquistas, favorecendo todos aqueles que anelam pela paz, pelo bem do próximo e de toda a humanidade.
A obra se compõe de trinta temas relacionados a conflitos humanos de variada natureza, todos enfocados sob a visão espírita, com um objetivo definido: contribuir em favor da aquisição da harmonia, pela mudança positiva do comportamento, levando o homem a se aperfeiçoar moral e espiritualmente.




Entrega-Te a Deus (2010)
Saber é para sempre. Crer é transitório.
A beleza da escrita e a profundidade do conhecimento de alguém que ilumina a humanidade há séculos. Eis o que se encontra nesta obra da Venerável Joanna de Ângelis.
Perguntas eternas, problemas atuais, desafios vindouros são abordados e elucidados com mestria, demonstrando a direção segura que conduz à iluminação interior. A ética de Jesus e a sua moral, o amor, a caridade, a verdade, a alegria, a simplicidade, a depressão, a morte, a agressividade, a intolerância, o egoísmo, o poder, o fanatismo, as conquistas da ciência e da tecnologia, o conforto e o prazer. Tudo isso e muito mais em 30 capítulos, acompanhados por mais de 470 notas explicativas e índice geral com mais de 860 entradas.
Compreenda como ir além da crença, da transitoriedade, para encontrar a sabedoria, a eternidade. O caminho está posto, a vida está a clamar: Entrega-te a Deus.


Vitória sobre a Depressão (2010)
A saúde emocional e comportamental do homem nos ditos "tempos modernos" deixa muito a desejar.
Um dos maiores vilões responsáveis por esse quadro grave e desalentador é a DEPRESSÃO, cujas causas são numerosas e variadas, enquanto que os efeitos podem apresentar-se arrasadores, culminando,muitasvezes, no ato irrefletido do suicídio.
Preocupada com o alarmante crescimento desse insidioso mal, a Mentora Joanna de Ângelis, com o seu vasto e profundo conhecimento sobre o assunto, apresenta-nos as considerações e o contributo terapêutico do Espiritismo para combater e eliminar essa doença da alma, a fim de restabelecer o equilíbrio e a harmonia do Ser.
Ao ler esta extraordinária obra, o caro leitor estará preparado para evitar as armadilhas cruéis da depressão, conhecendo também as manobras dos Espíritos infelizes que a alimentam através de mecanismos obsessivos.



Psicologia da Gratidão (2011) 
Em doze capítulos, dividindo-se cada um em três tópicos, a autora espiritual nos oferece mais uma obra da sua Série Psicológica, dessa feita com especial enfoque para a gratidão.
Filha do amadurecimento psicológico, enriquece de paz e de alegria todo aquele que a cultiva, diz-nos Joanna de Ângelis.
Por representar a gratidão significativo papel em referência à saúde integral dos seres humanos, esta belíssima obra, em sua análise profunda e abrangente a respeito desse sentimento, pretende auxiliar o homem e a mulher novos no grande empreendimento da autoconquista.




Liberta-te do Mal (2012)
A obra tem como tema central  a abordagem de questões relacionadas às problemáticas sociais e existenciais. Em trinta capítulos sucintos, a autora espiritual Joanna de Ângelis apresenta oportunidade ímpar de reflexão acerca do comportamento do indivíduo enquanto ser social e espiritual em constante transformação.
Baseadas nas vigorosas lições de Jesus e nas sábias diretrizes do Espiritismo, discorre a respeito de um tema relevante: as causas justas das aflições, essas advindas da prática irrefletida do mal.
Aborda, ainda, outros aspectos de interesse geral: a comprovação da nossa imortalidade, a terapia do perdão, a lei da reencarnação, dentre outros, salientando a importância do despertar do Espírito rumo ao caminho da libertação dos fatores que medram o sofrimento.
Ressalta o poder curador do Amor, entendido como o instrumental inaugural e essencial a capacitar o ser ao triunfo, à conquista de si próprio, pela erradicação do egoísmo e do orgulho e pela promoção humana, sintetizada na prática constante da amizade, da compreensão, da ajuda mútua e do respeito que deve reverenciar a incessante obra da Criação.


Ilumina-Te (2013)
Iluminar-se é acender a claridade do discernimento na mente e do amor no sentimento.
Com a experiência de quem há séculos já se iluminou pelo Cristo, Joanna de Ângelis aborda temas conflitivos da atualidade e oferece a fórmula eficaz para a sua vivência dignificante, haurida no Evangelho de Jesus.
O silêncio interior, a busca da iluminação, as lutas abençoadas... os lazeres e divertimentos, os sentimentos perversos, a enfermidade da alma... a renúncia, a serenidade, o perdão... os relacionamentos, a mediunidade, o dever...
Nos faz entender por que a busca da autoiluminação é proposta inadiável para a conquista da harmonia interior, da plenitude, da paz.
Esta obra forma uma trilogia com Entrega-te a Deus e Liberta-te do mal.



Rejubila-te em Deus (2013)
A Benfeitora Joanna de Ângelis convida o leitor a "rejubilar-se em Deus em todos os momentos da sua existência". A não relacionar os dias felizes e os desventurados, entorpecendo-se ou exaltando-se desnecessariamente. Explica que cada fenômeno ocorre como efeito de uma causa nem sempre identificada, mas projetada para a execução do Divino Programa.
Não se considerar boas apenas as ocorrências que proporcionam ligeiro prazer dos sentidos, abrindo lugar pra novas buscas de sensações. Tampouco definir como desgraças os acontecimentos que convidam à reflexão e à correção de comportamento.
Ensina Joanna que nem tudo que parece ou se apresenta como bom e agradável é possuidor dos requisitos proporcionadores da alegria que produz paz.
Observa que a obra tem por objetivo repetir lições esquecidas, dando-lhes vestimenta nova e atual, de modo que a existência na Terra se torne mais bela e apetecida.


Segue em Harmonia (2015)
Fruto de um trabalho de diversas mentes e mãos, este livro é, em sua essência, uma compilação de mensagens da mentora espiritual Joanna de Ângelis, psicografas pelo insigne médium Divaldo Franco e comentadas por Suely Caldas Schubert.
São quinze temas atuais, sob enfoque das sublimes lições do inolvidável Nazareno, estudados com inspiração e argúcia, ampliando, assim, o campo das reflexões que ajudam a criatura humana em seu entendimento e vivência, quando as situações se apresentam nebulosas ou difíceis de ser entendidas.                                  


Seja Feliz Agora (2016)
Obra que constitui verdadeiro repositório de preciosas lições, reflexões e diretrizes para que possamos alcançar um pleno estado de felicidade, se bem soubermos interiorizar e colocar em prática toda a sábia orientação nela contida, em consonância com o Evangelho de Jesus.
Composta de mensagens escritas durante largo período, tecendo considerações - à luz da Doutrina Espírita - sobre as mais variadas situações, algumas até passíveis de ocorrer com qualquer um de nós, que, imperfeitos, ainda deambulamos no proscênio terrestre.

Em Busca da Iluminação Interior (2017)
Esta enriquecedora obra apresenta abordagem ampla e variada sobre a existência humana, que é analisada pela mentora Joanna de Ângelis e dois estudiosos da psique, vinculados ao Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis, embasando-se nos conhecimentos da Doutrina Espírita e da Psicologia Transpessoal.
Ao olhar "para dentro", o que se faz tão necessário na atualidade, essa tríade apresenta, esquadrinhando e comentando com harmonia e caráter terapêutico, experiências selecionadas e colocadas sobre os alicerces do amor e do Espiritismo, possibilitando aos leitores interessados a vivência dos seus apontamentos.

Luz nas Trevas (2018)
Nesta obra-convite seremos convocados à autoiluminação e ao autoencontro por meio de propostas psicoterapêuticas alicerçadas nos ensinamentos do Evangelho de Jesus e nas lições atemporais da Doutrina Espírita. Este livro é "um grito, um apelo à penetração da luz na escuridão das almas e do ambiente". É centrada no Amor de Jesus e nas suas convocações pela nossa felicidade em 30 belíssimos capítulos que potencializarão o luzir das estrelas do bem entre as trevas que ainda se demoram em nossas existências.
“Agora, cansados da larga noite por onde transitamos trôpegos, ei-lO chamando-nos mais uma vez, a fim de segui-lO.”