
A abertura aconteceu na Quinta-Feira (24.04.14) com a palestra de Ricardo Ferreira, que desenvolveu o tema “Muitos os Chamados, Poucos os Escolhidos – Os 150 Anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo”. No início da noite foi apresentado um vídeo sobre Jesus e em seguimento a apresentação da cantora Anne Karoline, que como sempre, emocionou a todos com sua sensibilidade.
O tema da noite foi desenvolvido com muita serenidade, onde destacou-se o pensamento dos filósofos e o viés materialista na busca da felicidade, assentando-se na conquista dos bens materiais, e cujos valores difundidos não são capazes de trazer alento aos corações humanos. Enalteceu a relevância da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, estruturada a partir da sublimidade dos ensinos morais de Jesus, aspecto segundo o qual Kardec afirma não permitir objeções e discordâncias por parte de nenhuma religião ou grupo, uma vez que os demais aspectos como os milagres, as predições, as palavras que originaram os dogmas e os atos comuns da vida do Cristo, sempre foram objeto de controvérsias.
Refletindo acerca do texto evangélico, tema do Encontro, “Muitos os Chamados e Poucos os Escolhidos”, Ricardo Ferreira considerou as diretrizes evangélicas da pureza de coração e do cumprimento da lei segundo o espírito, como elementos para a transcendência da alma no seu périplo evolutivo, ressaltando o chamamento do Mestre, que ecoa em nossas almas, há mais de dois mil anos, para a mudança de comportamento e a vivência de uma ética alicerçada nos parâmetros do Evangelho, na observância do “vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos”, submetendo-se ao “fardo leve e ao jugo suave”, pois como, afirmara o Mestre, será preciso “aprender com Ele, que é manso e humilde de coração”.
Ressaltou que a pureza de coração está diretamente relacionada com o desenvolvimento de um “sentido” próprio para “ver” a Deus, com a limpeza do coração, afastando as angústias, a raiva, os ciúmes, todos os elementos que compõem a nossa personalidade. Destacou o ensino dos Espíritos Superiores à Kardec, que enfatizam que de todas as imperfeições humanas a mais difícil de desenraizar-se é o egoísmo, porque o egoísmo se lastreia no materialismo.
Enalteceu que sofremos porque não estamos “vestidos” adequadamente para o “festim”, numa referência ao texto evangélico dos “festins das bodas”, destacado no evento, considerando a relevância dos valores morais e dos sentimentos na construção do Espírito imortal.
Evidenciou que O Evangelho Segundo o Espiritismo, enfatizando o ensino moral de Jesus, nos renova o convite há 150 anos, e embora o convite seja claro, a proposta de imensa lucidez, as suas afirmações sejam puras, nítidas, as barreiras antepostas pelo egoísmo, pela personalidade, fundadas no materialismo, ainda não nos permite vivenciar Jesus em Seu convite a uma participação consciente na implantação do Evangelho na Terra.
Finalizou a
palestra emocionante destacando os ensinos do Mestre que orientam as criaturas
na compreensão do significado de ser o “sal
da terra” e a “luz do mundo”, recebendo
o aplauso entusiasmado de todos.
Fotos: Vanderlei Gonçalves da Silva.
É com muita alegria que vemos esses registros do nosso Encontro, relembrando os momentos de espiritualidade,fraternidade e aprendizados que nos fortalece e estimula a prosseguir aprendendo e vivenciando os ensinamentos do nosso Mestre Jesus, o Mestre do Amor. Fica sempre o nosso coração cheio de gratidão!
ResponderExcluir