A Psicologia espírita de Joanna

A Série Psicológica da Benfeitora Joanna de Ângelis, se constitui de uma proposta que pretende estabelecer pontes entre o pensamento acadêmico e a psicologia espírita que é apresentada em suas obras.
A proposta que vem sendo desenvolvida ao longo dos anos teve um marco com o lançamento do livro "Refletindo a Alma" (2011), no Seminário ocorrido em Salvador, na Mansão do Caminho, em Novembro último passado. O recém criado Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis, reúne psicológos e terapêutas, que aliando suas experiências pessoais e profissionais e mais o conhecimento espírita, objetivam ampliar a divulgação das obras de cunho psicológico da Veneranda Joanna de Ângelis.

Refletindo a Alma - A Psicologia espirita de Joanna de Ângelis. 2011
Nesta obra, três psicólogos, um psiquiatra e dois terapeutas Junguianos se unem para avaliar as propostas e alguns dos temas presentes na Série Psicológica de Joanna de Ângelis, psicografada pelo médium Divaldo Franco. Fundamentados no conhecimento acadêmico, assim como nos fundamentos da Doutrina Espírita, da qual são estudiosos e divulgadores, comprovam a excelência e atualidade dos ensinos psicológicos que a benfeitora espiritual nos apresenta em sua vasta literatura. O livro conta ainda com a participação da própria benfeitora, que responde questões formuladas pelos autores a respeito da Psicologia espírita e de temas atuais do comportamento humano. A Respeito do papel da Psicologia espírita nesta fase de transição, “trazendo de volta” a realidade do Espírito - “Refletindo a Alma” - neste momento de graves conflitos e transformações, propõe Joanna de Ângelis: “Estamos no limiar de uma era melhor. A transição que experimenta o planeta amado abrirá espaços culturais e intelectuais para a aceitação da realidade do ser, ante os fatos impositivos que vêm sendo arquivados, formando uma estatística inegável em torno da sobrevivência da vida ao fenômeno biológico da morte, em oposição ao materialismo que ainda predomina nas academias e universidades.”


Espelhos da Alma: Uma jornada terapêutica. 2014
Esta obra idealizada pela equipe do Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis, constitui uma justa e bela homenagem aos 25 anos da Série Psicológica (1989-2014), de autoria da Veneranda, psicografada pelo médium Divaldo Franco. Espelhos da Alma apresenta-nos temas da mais alta relevância, tais como: a estruturação do ego; a jornada heroica da alma; o confronto com a sombra; o autodescobrimento e o significado existencial; individuação: encontro com o Self; a psicologia do amor... para que possamos - através de um processo singular de sublimação - alcançar a individuação, o encontro com o Self, tornando-nos conscientes da nossa individualidade e do verdadeiro sentido da vida. assim, superaremos todas as barreiras ao nosso crescimento moral e espiritual. Afirma a Benfeitora Joanna de Ângelis que "Todo espelho possui duas faces: a que reflete a imagem que se lhe apresenta e a outra, que possui características muito especiais em cada uma delas. A alma humana, em sua fase de Espírito reencarnado, também é possuidora de espelhos que lhe refletem a realidade. Quase sempre é a persona que se projeta na face espelhada, refletindo essa imagem equivocada o ser legítimo, ocultando-o com esmero. De acordo, porém, com o nível evolutivo dos indivíduos, ele pode apresentar a face agradável e nobre, o lado positivo e saudável, as expressões da sinceridade e da afeição, ou deixar-se refletir no aspecto perturbador no qual estertora, nos conflitos que o vencem, exteriorizando as vibrações deletérias que o intoxicam.


Livros Básicos da Série Psicológica Joanna de Ângelis

Jesus e Atualidade (1989)
O Homem Integral (1990)
 
Plenitude (1990)



Momentos de Saúde (1992)

Momentos de Consciência (1992)
O ser Consciente (1993)


Autodescobrimento:
Uma Busca Interior
(1995)

Desperte e Seja Feliz (1996)

Vida: Desafios e Soluções (1997)




Amor, Imbatível Amor (1998)

O Despertar do Espírito (2000)

Jesus e o Evangelho à Luz
da Psicologia Profunda
(2000)


Triunfo Pessoal (2002)

Conflitos Existenciais (2005)

Encontro com a Paz e a Saúde
(2007)


Em Busca da Verdade (2009)

Psicologia da Gratidão (2011)


Coleção Série Psicológica (2014)

Comentário sobre os livros da Série Psicológica Joanna de Ângelis.