Vídeos

Aqui encontraremos vídeos com reflexões e ensinamentos oportunos para a nossa jornada. 


Palestra com o Dr. Rossandro Klinjey, da Paraíba, sobre Indiferença Moral.







OS OBJETIVOS DA VIDA - Programa Transição (Alberto Almeida, Astrid Sayegh, Décio Noberto, Evandro Segato, Haroldo Dutra Dias, Marisa Alem, Milton Felipeli, Suely Caldas Schubert, Richard Simonetti, Thâmisa de Queiroz)






MEDO DA PRÓPRIA GRANDEZA - Mário Mas





Honório Onofre de Abreu - Presidente da União Espírita Mineira


União Espírita Mineira e a Unificação Espírita from União Espírita Mineira on Vimeo.



COMO ADQUIRIR VIRTUDES?





Acompanhe aqui as palestras de Haroldo Dutra Dias, estudadas na SEJA. Ensinamentos profundos, à luz do Evangelho e da Doutrina Espírita, revestidos de uma sábia simplicidade para uma melhor compreensão da vida, do que somos, dos nossos compromissos com a Lei Divina, para uma realização plenificadora da jornada existencial terrena.
Além dos vídeos, serão disponibilizadas várias versões do PodSer (bate-papo sobre espiritualidade, religiosidade, sobre o Evangelho), criados pelo Portal SER, de Haroldo Dutra Dias.

O Reino de Deus





Entre a Terra e o Céu

Palestra em que Haroldo Dutra Dias estudando o livro Entre a Terra e o Céu, de André Luiz,  traz conteúdos de muita reflexão para nossas vidas.
Explorando o tema da evangelização infantil, expande conceitos que ampliam nossa visão sobre a existência terrena, sobre a formação moral e educação dos sentimentos.
Diz Haroldo que "todo desejo é manancial de poder e que tudo o que você deseja virá ao seu encontro.Cada anseio que a alma manifesta encontra uma reação da própria vida, de natureza, absolutamente, similar."  Esclarece sobre saber desejar e saber satisfazer os desejos sem causar mal aos semelhantes, e saber entender que ninguém tem primazia sobre os outros na satisfação dos desejos.
Esclarece, também, que "ninguém renova se não parar de olhar para trás"; que o Evangelho é um processo de educação das emoções, e que não há como haver educação, sem o Evangelho.





PodSer #09 – Parábolas de Jesus






Acesse outros PodSer http://www.portalser.org/lista-de-episodios-anteriores-do-podser/






A Propriedade Verdadeira. Uma reflexão sobre o que é mais importante na vida.
(clique  no ícone full screen (tela cheia) para visualizar melhor o texto)




A  VERDADEIRA PROPRIEDADE

O homem só possui em plena propriedade aquilo que lhe é dado levar deste mundo. Do que encontra ao chegar e deixa ao partir goza ele enquanto aqui permanece. Forçado, porém, que é a abandonar tudo isso, não tem das suas riquezas a posse real, mas, simplesmente, o usufruto. Que é então o que ele possui? Nada do que é de uso do corpo; tudo o que é de uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais. Isso o que ele traz e leva consigo, o que ninguém lhe pode arrebatar, o que lhe será de muito mais utilidade no outro mundo do que neste. Depende dele ser mais rico ao partir do que ao chegar, visto como, do que tiver adquirido em bem, resultará a sua posição futura. Quando alguém vai a um país distante, constitui a sua bagagem de objetos utilizáveis nesse país; não se preocupa com os que ali lhe seriam inúteis. Procedei do mesmo modo com relação à vida futura; aprovisionai-vos de tudo o de que lá vos possais servir.
Ao viajante que chega a um albergue, bom alojamento é dado, se o pode pagar. A outro, de parcos recursos, toca um menos agradável. Quanto ao que nada tenha de seu, vai dormir numa enxerga. O mesmo sucede ao homem, à sua chegada no mundo dos Espíritos: depende dos seus haveres o lugar para onde vá. Não será, todavia, com o seu ouro que ele o pagará. Ninguém lhe perguntará: Quanto tinhas na Terra? Que posição ocupavas? Eras príncipe ou operário? Perguntar-lhe-ão: Que trazes contigo?  Não se lhe avaliarão os bens, nem os títulos, mas a soma das virtudes que possua. Ora, sob esse aspecto, pode o operário ser mais rico do que o príncipe. Em vão alegará que antes de partir da Terra pagou a peso de ouro a sua entrada no outro mundo. Responder-lhe-ão: Os lugares aqui não se compram: conquistam-se por meio da prática do bem. Com a moeda terrestre, hás podido comprar campos, casas, palácios; aqui, tudo se paga com as qualidades da alma. És rico dessas qualidades? Sê bem-vindo e vai para um dos lugares da primeira categoria, onde te esperam todas as venturas. És pobre delas? Vai para um dos da última, onde serás tratado de acordo com os teus haveres. – Pascal. (Genebra, 1860.)

(O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. XVI, Instruções dos Espíritos, item 9. Ed. FEB)