quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Caridade e o Amor

Richard Simonetti
richardsimonetti@uol.com.br

Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.
Questão n° 886 (Das Leis Morais, em O Livro dos Espíritos).

Muitos centros espíritas levam o nome Amor e Caridade. Evidentemente não imaginavam seus fundadores tivessem o mesmo significado, algo como Luz e Claridade ou Paz e Tranquilidade.

Caridade seria, na ótica de O Livro dos Espíritos:
Benevolência, que se exprime na boa vontade e na disposição para praticar o Bem;
Indulgência, que é clemência e misericórdia para com as imperfeições alheias;
Perdão, que é o ato de desculpar ofensas.

Exercício de benevolência: Trabalho em favor do semelhante.
Exercício de indulgência: Solidariedade em face das limitações e fraquezas do próximo, evitando discriminá-lo.
Exercício de perdão: Esquecimento do mal que se tenha sofrido de alguém, num ato de tolerância esclarecida que se exprime na compreensão.

Talvez tenhamos aí a origem da máxima de Kardec Trabalho, Solidariedade e Tolerância, a orientar a ação espírita. Sem tais princípios não há a possibilidade de um entendimento perfeito entre os homens na construção de um mundo melhor.

E o Amor?

Amor é afeição profunda. É gostar muito. É em sua acepção mais nobre, querer o bem de alguém na doação de si mesmo.

Decantado pelos poetas e exaltado pelos sonhadores, o Amor é abençoado sol que ilumina e aquece os escabrosos caminhos humanos.

Só há um problema: é impossível sustentá-lo, torná-lo operoso e produtivo sem o combustível da caridade.

Encontramos na via pública uma mulher em penúria, rodeada de filhos maltrapilhos e famintos.

Sensibilizamo-nos:
– Que quadro triste, meu Deus! Quanto sofrimento!

Estendemos-lhe alguns trocados e seguimos em frente, evocando, cheios de compaixão:
– Jesus a ampare, minha irmã!

Naquele exato momento brilhou em nós uma réstia de amor, infiltrando-se no impassível egocentrismo humano.

Mas que amor vazio, efêmero! Um amor quase inútil, que se limitou à esmola para aliviar a consciência, transferindo para o Cristo providência melhor, sem considerar que Ele esperava por nós para atendê-la com a iniciativa de parar, conversar, conhecer melhor a extensão de seus problemas, ajudando-a. Sem caridade o amor pode ser muito displicente...

Temos um grande amigo. Gostamos muito dele. Um dia ele faz algo que nos desagrada. Irritamo-nos profundamente. Azedamos nosso relacionamento. Distanciamo-nos, jogando fora uma gratificante amizade. Sem caridade o companheiro mais querido pode converter-se num estranho...

O casal vive muito bem. Marido e mulher amam-se profundamente. Um dia ele comete um deslize: envolve-se em aventura extraconjugal. A esposa toma conhecimento e o abandona imediatamente, não obstante ele implorar-lhe que fique, dilacerado de remorsos. E estagiam ambos em crônica infelicidade, marcada por insuperável nostalgia. Sem caridade o afeto mais ardente pode ser afogado num oceano de mágoas e ressentimentos.

No passado muitos religiosos instalavam-se em lugares ermos, impondo-se privações e flagícios como sacrifício em favor da Humanidade. Em sua maioria apenas comprometeram-se em excentricidades e desequilíbrios. Sem caridade o amor pelo semelhante pode converter-se em perturbadora paixão por nós mesmos...

O apóstolo Paulo vai bem mais longe no assunto (I Coríntios 13:1-3), quando destaca que ainda que detenhamos o verbo mais sublime, a mediunidade mais apurada, o conhecimento mais profundo, a convicção mais poderosa, o desapego mais amplo e inabalável destemor da morte, isso tudo pouco valerá se faltar a caridade, isto é, se não estivermos imbuídos do desinteresse pessoal, no desejo sincero de servir o semelhante.

E Kardec nos oferece a mesma visão da inutilidade de todas as iniciativas em favor da redenção humana, se faltar o componente básico, ao proclamar,

Fora da Caridade não há Salvação.

(Notícias do Movimento Espírita, Araçatuba-SP, 30.11.11, compiladas por Ismael Gobbo)

O Bom Samaritano. Rembrandt

Novas notícias do Raul

29-11-2011 - 11:30 minutos

Nosso querido irmão teve um fim de semana bastante movimentado com exercícios e terapias ministradas por seu médico. Caminhou bastante, carregou uma sacola com 11 libras (aproximadamente 5 Kg) pelos corredores do hospital e fez exercícios específicos para o cérebro e para o braço, além da fonoaudiologia que é o mais pesado para ele.

Segundo os relatos,  Raul apresenta expressivas melhoras, como por exemplo, a rapidez com que escreve palavras mais complexas. A escrita não é livre. Ele copia as palavras escritas para ele. Mas já se constitui em um grande avanço, porque antes ele levava muito tempo para escrever um nome.  Agora escreve em poucos minutos várias palavras. O próximo passo será fazer com que ele junte as palavras e formule frases espontaneamente. 

Outra novidade: consegue escrever o próprio nome sem ver em lugar nenhum, apenas ouvindo.  Também falou espontaneamente a palavra "ótimo!" para o médico quando este explicou que ele receberia em breve um aparelho no braço direito que provoca impulsos elétricos com o propósito de estimular e reconectar essa região com o cérebro.  Junto com todos esses procedimentos, continua a terapia ocupacional na tentativa de provocar o movimento da mão.

Uma nota interessante é que uma paciente de derrame pediu para ser levada de cadeira de rodas até à porta do quarto do Raul.  Ela disse que ele a inspira com o andar firme. Os companheiros presentes afirmaram que iriam orar por ela.  Emocionada, agradeceu dizendo que faria o mesmo pelo Raul.

As informações que nos chegam são muito auspiciosas e nos revelam um Raul dotado de grande paciência, resignação e submissão à Vontade Divina, revelando o que o conhecimento espírita associado a fé em Deus pode proporcionar.


Muita paz.

Diretoria da Sociedade Espírita Fraternidade.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Progride estado de saúde de Raul

28-11-2011 - 07:30 minutos
 

Raul continua exercitando o seu caminhar e equilíbrio.

Sua resistência tem aumentado consideravelmente e ele já pode fazer caminhadas mais longas.  No seu último exercício, caminhou cerca de 200 metros em ambiente externo e não apresentou sinais de cansaço.  Esse tipo de exercício tem a função de fazer com que o Raul caminhe normalmente, automaticamente, sem prestar atenção no que está fazendo, enquanto observa o ambiente e admira a paisagem, as pessoas, etc.

Tudo isso ele fez com a postura correta e com o seu ritmo de costume.


Diretoria da Sociedade Espírita Fraternidade.

domingo, 27 de novembro de 2011

Estado de saúde de Raul continua progredindo

26-11-2011 - 19:30 minutos

O estado de saúde do nosso Raul continua bom e progredindo a cada dia.

A fisioterapia é intensa, crescente e sempre com novos exercícios.

Os profissionais responsáveis por sua reabilitação, tem alcançado grande progresso nas áreas afetadas, que apresentam respostas significativas aos estímulos provocados: já levanta sozinho e caminha bem melhor.

A região mais delicada e que merece mais atenção é a da fala, embora de vez em quando pronuncie uma ou outra palavra, pois o desenvolvimento nessa área é normalmente mais lento.

Apesar das naturais limitações, seu ânimo, alegria e bom humor são incontestáveis.

A visitas continuam proibidas, por ordem médica, não obstante a certeza do carinho de todos para com ele, mas no momento não contribuiriam para a sua recuperação.

Continuamos agradecidos pela vibração de todos, rogando a Meigo Nazareno que nos guarde e abençoe nas lutas de cada dia

Diretoria da Sociedade Espírita Fraternidade.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

As notícias sobre nosso Raul continuam animadoras.

24-11-2011 - 18:30 minutos

Foram intensificadas as sessões de fisioterapia com testes nas áreas do equilíbrio, da postura, dos movimentos, da voz, com progressos acentuados. Embora as dificuldades naturais nesse processo de recuperação, é bastante satisfatória a evolução do seu quadro, inspirando atenção e cuidados ininterruptos. A área responsável pela cognição foi avaliada por uma neuropsicoterapeuta, não demonstrando nenhuma alteração. Raul já exercita um pouco de leitura e de escrita no computador.

Os resultados das últimas tomografias foram normais. Novos exames serão realizados em outras áreas em busca das causas do evento e com o objetivo de prevenir outros episódios de mesma natureza. Os médicos já pensam em programar sua primeira saída do Hospital.

Nossos irmãos que o acompanham nos relatam ainda que o Hospital celebrou o dia de Ação de Graças, dia em que os americanos demonstram sua gratidão a Deus pelos bons acontecimentos ao longo do ano, para integrar os pacientes e os terapeutas, trazendo alegria a todos. Raul também pode usufruir desse ambiente acolhedor. Certamente é um trabalho de atenção e carinho para com os pacientes daquele Hospital, numa verdadeira demonstração de Amor ao Próximo.

Seguimos agradecidos a Deus e a todos pelas vibrações de saúde e paz que envolvem o nosso querido Raul, nesta hora de boas lutas

Diretoria da Sociedade Espírita Fraternidade

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Uma notícia interessante! Hospital da USP seleciona voluntários espíritas

O Hospital das Clinicas USP-SP, dará um curso para capacitar e selecionar voluntários espíritas, no dia 27/11/2011 e há necessidade de inscrição prévia. As Associações Médico-Espíritas de São Paulo, Sorocaba e Brasil e a ABRAPE apoiam essa iniciativa e o curso. Vejam que boa notícia! Além de mais uma oportunidade de trabalho voluntário, vemos a Doutrina Espírita ser acolhida no maior Hospital do país!


Curso de Atualização e Introdução ao Serviço Religioso Espírita do Comitê de Assistência Religiosa - CARE
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Data: 27/11/2011 (Domingo)
CARE-HC-FMUSP

Objetivos
- Capacitar e Selecionar voluntários espíritas para o Serviço Religioso Espírita do CARE-HC-FMUSP
- Capacitar interessados em criar serviços espíritas de Capelania, adaptados aos seus serviços ou cidades.
- Atualizar voluntários espíritas do SRE-CARE-HC-FMUSP.
-Atualizar trabalhadores espíritas, de outras instituições, que fazem assistência á hospitais.

Local
Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP- ANFITEATRO PRINCIPAL
R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 São Paulo - SP

Apoios
ABRAPE-Associação de Psicólogos Espíritas do Brasil
AMEs-Associação Médico-Espírita- Brasil, São Paulo e Sorocaba
CARE-Comitê de Assistência Religiosa do HC-FMUSP

Aos interessados na Seleção de novos Voluntários
Requisitos básicos:
- Ser Espírita
- Ser trabalhador de Casa Espírita
- Ter experiência em passe
- Respeito aos diferentes credos
- Capacidade de trabalhar em equipe
- Disponibilidade e responsabilidade.

Documentação necessária:
- 1 Cópia RG e CPF (não trazer carteira de motorista ou outros)
- 1 cópia de comprovante de endereço
- 1 foto 3x4 recente
- Carta de Intenção (com histórico breve de vida e motivos do interesse neste serviço)
- Carta de indicação (de dirigente de casa espírita, comprovando atividade atual na Casa Espírita de origem)

Necessário ter disponibilidade
- Semanal- 3ª feira, 4ª feira ou 5ª feira (18:30-21:30hs)
ou Sábado (14:00-17:00hs)
- 1x/mês – 3ª feira (quarta do mês) – Reunião de equipe/Educação Continuada (19-21:30hs)

Observação: Haverá seleção do mínimo de 10 voluntários, baseado na disponibilidade, experiência e capacidade de trabalho em equipe.
Serão agendadas entrevistas com os voluntários interessados após o curso.

Organização: Serviço Religioso Espírita do CARE-HC-FMUSP
Responsável: Dra. Carolina M. Bassi Figuinha
Programação (8 ás 17 hs)
8:00hs - Recepção e Entrega de documentos dos canditados ao Voluntariado

8:30hs -“Comitê de Assistência Religiosa-CARE-HC-FMUSP- introdução á abordagem Ecumênica”
Reverendo Luis Roberto Pinheiro Chagas- Coordenador CARE-HC-FMUSP

9:10hs - “Estudos de André Luiz- contribuições á prática de Capelania I
“Religião e Religiosidade”- Voluntários do SRE: Kátia Pereira e Elizabeth Medeiros

9:50hs – “Estudos de André Luiz- contribuições á prática de Capelania II
“A Prece”- Voluntários do SRE: Aparecida Zenaide e Elizabeth Nolasco

11:00hs -“Estudos de André Luiz- contribuições á prática de Capelania III
“Assistência Espiritual em Hospitais”- Voluntários do SRE: Sérgio Filgueiras e Ariovaldo Souza

11:40hs – “ O processo do Adoecer e do Morrer para o Espírito -aspectos psicológicos”
Psicóloga da ABRAPE e Voluntária SRE- Pilar Coratolo

13:40 hs--“O Passe na assistência á doentes-aspectos práticos”
Dra. Jane Modena Bassi- Dermatologista-Presidente AME-Sorocaba

14:20 – “Transtornos Mentais- Visão Espírita e Manejo no atendimento espiritual”
Dra. Carolina Bassi Figuinha- Psiquiatra e Co-Coordenadora SRE-CARE-HC-FMUSP

15:20hs - “Serviço Religioso Espírita –SRE-CARE-HC-FMUSP”-
Dr. Sérgio P. Rigonatti e Dra. Carolina Bassi Figuinha- Coordenadores SRE-CARE

16:00 - Casos Clínicos do SER-CARE-HC-FMUSP”
Voluntários do SRE / Moderadores: Dra. Carolina Bassi Figuinha, Dr. Sérgio Rigonatti

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Perda de Pessoas Amadas - Entrevista Sem Censura

A jornalista Leda Nagle entrevistou, no programa Sem Censura, de ontem, Armando Falconi Filho, autor do livro Perda de pessoas amadas, da Editora EME.
Assista a gravação do programa, abaixo, e conheça alguns detalhes muito enriquecedores apresentados pelo autor da sua experiência com a mediunidade.
Vale a pena conferir!
Para assistir diretamente à participação do autor, adiante o vídeo até 0:30:50 e depois até 1:11:30.
Para adiantar coloque o cursor sobre a barra de rolagem do vídeo (ponto branco)e arraste até o tempo que é mostrado.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Foto do Raul Teixeira em Recuperação

Enviada pelo irmão Jorge Mello


Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro.
Demonstre a sua.
Nas tarefas do bem não aguarde colaboração.
Colabore, por sua vez, antes de tudo.
As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade." (André Luiz)

Novas informaçoes sobre a saúde de Raul Teixeira

22-11-2011 - 00:30 minutos

As notícias sobre nosso querido Raul são ainda mais surpreendentes.

Quando colocado de pé em um aparelho destinado a exercitar o caminhar, embora apoiado pela fisioterapeuta, caminhou com segurança. O sucesso foi tamanho que os médicos colocaram-no para repetir sem o aparelho. Superando as expectativas caminhou até o quarto,sem se cansar, numa distância aproximada de 60 m.

Os profissionais não se cansam de afirmar que o sucesso de sua reabilitação está vinculado não somente ao seu esforço próprio, mas também à questão da fé e das orações.

Queremos registrar uma vez mais, em nome do Raul, com sentimentos de gratidão, as vibrações de carinho e de amor que chegam a todo momento.

Que o nosso Doce Amigo Jesus nos abençoe e nos guarde em sua paz

Diretoria da Sociedade Espírita Fraternidade.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aprender e refazer

Muitos Espíritos se sentem injustiçados após o fenômeno da morte física.

Incontáveis gastam um tempo incomensurável em atitudes de revolta.

Contudo, todos acordam um dia.

Libertam-se dos pesadelos em que se debatiam e se arrependem.

Choram sentidas lágrimas e reconsideram sua situação.

Identificam amigos que lhes estendem os braços, após romperem as teias de incompreensão em que se prendiam.

Observam, porém, a sombra que ainda carregam no íntimo.

Identificam a luz de quem melhor soube viver no mundo e suspiram por merecer situação semelhante.

Sentem-se quais pássaros mutilados que sonham com altos voos pelo céu azul.

Reconhecem, finalmente, o valor da experiência física na qual lhes cabe refazer as próprias asas.

Retornam, então, aos antigos locais em que viveram e se iludiram.

No entanto, quase sempre tudo sofreu radical mudança.

Paisagens queridas se alteraram, facilidades sumiram e afetos abandonados evoluíram em outros rumos...

Personalidades do poder transitório, que abusaram do povo, assistem às privações das classes humildes.

Verificam o martírio silencioso de quem se levanta a cada dia, para a contemplação da própria miséria.

Avarentos que rolaram no ouro regressam às paredes amoedadas dos descendentes.

Aí acompanham os mendigos que lhes recorrem inutilmente à caridade.

Anotam quanto dói suplicar migalhas de pão a corações endurecidos no orgulho.

Escritores que se faziam especialistas da calúnia e do escândalo tornam à presença de seus próprios leitores.

Examinam os entorpecentes e corrosivos mentais que produziram, impunes.

Pais e mães displicentes ou desumanos voltam aos redutos domésticos de seus rebentos desorientados.

Observam, então, as raízes da crueldade ou da viciação por eles mesmos plantadas.

Malfeitores, que caíram na delinquência, socorrem as vítimas de outros criminosos.

Com isso, avaliam os processos de sofrimento com que supliciavam a carne de seus semelhantes.

Mas isso não basta.

Compreender o equívoco cometido é muito pouco.

Depois do aprendizado, é preciso retomar o campo de ação.

Urge renascer e ressarcir, progredir e aprimorar, solvendo débito por débito perante a Lei.

Ciente dessa realidade, convém prestar atenção no modo como vivemos.

A reencarnação é uma bendita oportunidade de purificação e conquista de paz.

Constitui uma preciosa bolsa de trabalho e estudo, com amplos recursos de pagamento.

Assim, qualquer que seja a provação que nos assinale o caminho, evitemos reclamar.

Ao contrário, amemos e trabalhemos com ternura e dedicação.

Soframos, se necessário.

Mas sempre agradeçamos a Deus.


Redação do Momento Espírita, com base no cap. 37, do livro Justiça Divina, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.
Em 21.11.2011

Notícias recentes do Raul - 20/11/11

Amigos,Saudações.

Hoje o dia foi muito especial.

Logo cedo, qdo o Jorge e eu chegamos ao Hospital, o Dr. Cláudio nos recebeu com boas novas: o Raul estava mexendo o pé direito, o que não tinha acontecido ainda.

Chegamos ao quarto e ele estava tomando o seu café da manhã já na cadeira de rodas, vestido com as roupas novas e com os tênis nos pés.

Hoje ele iria testar um exercício para as pernas. Pra sentir o equilíbrio do corpo e a distribuição do seu peso sobre as duas pernas.

Rimos muito juntos qdo ele nos fez saber de maneira engraçada, que deixamos o computador do Julinho ligado tocando Andrea Bocelli a noite toda... Ele mantém o senso de humor delicioso de sempre; e o Jorge, com o seu jeito alegre, nos fez divertir bastante com esse episódio que, devo assumir, foi minha culpa pq pensei que qdo as músicas acabassem, o cd pararia de tocar (conforme acontece no meu computador). Mas é claro que o Raul deu seu jeito: chamou a enfermeira que desligou o bendito som para ele.

Mais tarde chegaram a Dra. Silvia e o Dr. Claudio, e pouco depois a fisioterapeuta e um assistente para levar o Raul à sala de ginástica a fim de que ele ensaiasse alguns passos. Mas qual não foi a nossa surpresa qdo o Raul sendo colocado de pé, nas barras paralelas e recebendo as devidas instruções, viu-se apoiado pela fisioterapeuta e caminhou com segurança. Fez uma segunda volta com menos apoio da profissional e os médicos ficaram tão impressionados que resolveram levá-lo para caminhar fora das barras e, para nossa emoção, e espanto de todos, ele caminhou por uns 60 metros até o seu quarto sem se cansar, querendo repetir imediatamente a dose, sendo impedido pelo Dr. Claudio que alertou que é preciso não exagerar.

Não sei descrever a emoção e a alegria... Os médicos declararam que "em 40 anos de profissão, nunca viram uma reabilitação se dar assim. Que é mesmo fruto das orações de todos."

O Raul tem recebido os passes todos os dias e tem tido boas noites de sono.

Nós agradecemos a Jesus a possibilidade deste testemunho, pelo que, rogamos a Ele que derrame muitas bençãos na vida de todos que têm orado pelo reestabelecimento do nosso Raul.

Abraços,

Romulo V Fanni

Nota oficial SEF sobre o estado de saúde de Raul Teixeira.

20-11-2011 - 23 horas


As notícias sobre nosso querido Raul são cada vez mais esperançosas, pois é crescente sua recuperação. Os médicos estão impressionados com sua rápida evolução, o que nunca presenciaram em 30 anos de trabalho com pacientes de AVC, afirmam eles. Atribuem este acontecimento, não só à sua força de vontade mas também à fé e às preces de todos. Continuam as sessões de fisioterapia intensiva e de fonoaudiologia com melhora dos movimentos da perna direita e dos dedos, bem como das cordas vocais.

Foi submetido a tomografias para detectar as possíveis causas do ocorrido e para traçar diretrizes preventivas de eventos da mesma natureza. Os queridos companheiros que o acompanham neste primeiro momento, são unânimes em registrar sua capacidade de superar as limitações atuais, a cada instante, contagiando a todos que o cercam.

Sempre agradecidos pelo carinho de todos, endereçando suas preces ao nosso Raul, rogamos ao Amigo Jesus nos conduza em paz e nos envolva no seu incondicional amor.

Diretoria da Sociedade Espírita Fraternidade

domingo, 20 de novembro de 2011

Nota oficial SEF sobre o estado de saúde de Raul Teixeira.

19-11-2011 - 15 horas

Nosso Raul foi transferido para outro Hospital, devido à necessidade de um acompanhamento mais especializado.

As notícias de sua recuperação são muito boas, pois já consegue se movimentar com mais liberdade, inclusive pronunciando algumas poucas palavras.

Continuamos contando com as vibrações de carinho, paz e saúde em seu favor.

Agradecemos as manifestações de apreço que chegam a todo momento de várias cidades do Brasil e do Exterior, rogando ao nosso Amigo Jesus que nos abençoe e nos guarde em seu amor.

Diretoria da Sociedade Espírita Fraternidade.

sábado, 19 de novembro de 2011

Informes internos da SEF sobre José Raul Teixeira

(informes preliminares da nota oficial divulgada pela SEF, postada aqui no blog)

Caros

Passo os últimos informes com boas novas!

As informações oficiais serão divulgadas pela Diretoria da SEF em forma de NOTA.

Abraços fraternos



Alex, meu querido, chegamos bem.

Até agora nós estávamos conversando e tomando pé da situação.

A situação geral é boa, embora ele ainda não consiga articular palavras e permaneça com o lado direito paralizado. Raul está totalmente consciente de tudo e está colaborando bastante.

Amanhã ele estará sendo transferido para o Hospital do Dr. Claudio Petrillo para começar a reabilitação.

Em principio ele ficará aqui nos EUA por pelo menos 2 semanas.

Vamos ver o andamento e evolução do tratamento para tomarmos os passos seguintes a partir daí.

O Julio tem sido super solícito. Nos passou todas as informações e vai continuar se revezando conosco para que o Raul não fique sozinho em nenhum momento.

O hospital do Dr. Claudio é um centro de referencia. Ele é neurocirurgião especialista em avc por 40 anos.

A transferência para o hospital dele fará bem ao Raul pq ele terá mais privacidade e melhores condições de reabilitar.

Vários profissionais passaram pelo quarto do Raul desde que chegamos.

Uma fisioterapeuta, um psiquiatra e o médico responsável pela admissão dele aqui no Hospital (Dr. Pensker), com sua equipe de residentes.

Daqui a pouco iremos buscar a mala dele na TAM.

De tempos em tempos, vamos lhe manter informado de tudo.

Por favor, passe essas informações para os companheiros da SEF(*) já que nos é difícil comunicar com todos.

Beijos,

Rômulo e Jorge

(*)SEF - Sociedade Espírita Fraternidade

Nota oficial sobre o Estado de saúde de José Raul Teixeira

18-11-2011 - 13 horas

Nosso querido Raul continua hospitalizado. Apesar da situação inspirar cuidados constantes, ele vem apresentando melhoras importantes.

Continua gozando de plena lucidez. Foram feitos vários exames demonstrando que o coração e outras partes do corpo estão bem. Raul já se alimenta com substâncias pastosas, quando antes somente através de soro. Ele já consegue articular monossílabos, entende perfeitamente o que falam para ele e a presença dos nossos amigos do Brasil lhe trouxe mais motivos de felicidade.

Em meio a todo esse quadro, destaca-se a abnegação do confrade Julio Carvalho, incansável na sua atuação, constituindo-se em um verdadeiro anjo guardião encarnado, protegendo e se dedicando totalmente ao Raul.

O Raul já conquistou os médicos e enfermeiras, pois são tantas as ligações telefônicas e tanta dedicação das pessoas que ficam admirados com o carinho do qual o nobre amigo se faz merecedor. O hospital tem recebido muitas manifestações de solidariedade, inclusive de outros países.

Continuamos aguardando a evolução de seu quadro e orando por ele. Faremos atualizações a cada nova notícia.

Agradecidos pelas manifestações de carinho e apreço dos irmãos, despedimo-nos, fraternalmente

Diretoria da Sociedade Espírita Fraternidade.

http://www.sef.org.br/

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A morte e a moratória de Raul Teixeira



Raul Teixeira fala sobre a morte e a moratória que
recebeu da espiritualidade.

A ação de Deus

Linda era uma modelo famosa. Requisitada e disputada, conseguia contratos milionários. Apesar do dinheiro, da fama e da beleza, ela não era feliz.
 
Sentia um imenso vazio por dentro. Sofria de pavor, ansiedade e insônia. Pensou em tomar medicamentos. Alguns amigos aprovaram, outros não.
 
Ela decidiu procurar outras terapias. Assinou contratos que jamais havia sonhado. Trabalhava muito, mas continuava atormentada.
 
Um dia, pela manhã, indo de carro para o trabalho, pelo caminho costumeiro, o trânsito parou. Um guarda estava desviando todo o trânsito para uma ruazinha estreita, porque um encanamento havia se rompido na avenida principal.
 
Dirigindo lentamente pela rua desconhecida, ela passou em frente a uma igreja. Um cartaz, escrito à mão, dizia: Sem Deus não há paz. Conheça Deus, conheça a paz. Todos são bem-vindos.
 
Ela achou estranho e seguiu em frente. No dia seguinte, fazendo o mesmo trajeto, o trânsito parou. Um incêndio em uma loja fez com que, outra vez, o trânsito fosse desviado por aquela mesma ruazinha.
 
De novo! - Pensou Linda. E passou outra vez pela igreja. Lá estava o cartaz, que agora lhe pareceu atraente.
 
De dentro do carro, espiou o interior da igreja.
 
No terceiro dia, ela pensou em mudar de trajeto. Mas achou que estava sendo muito boba. Afinal, qual era a probabilidade de, em três dias seguidos, acontecer o desvio do trânsito, no mesmo local?
 
Vai ser um teste, pensou. Se acontecer alguma coisa e o trânsito for desviado, vou ter certeza de que é um sinal.
 
Quando ela chegou na avenida, lá estavam os policiais outra vez. Um grande acidente, explicou um deles, desviando o trânsito, para a já conhecida ruazinha.
 
É demais! - Falou Linda, consigo mesma. Estacionou o carro e entrou na igreja. Lá dentro, havia apenas um padre. Ele ergueu os olhos, olhou para ela com um sorriso e perguntou:
 
Por que demorou tanto? – Ele havia visto o carro de Linda passar ali nos três dias. Eles conversaram muito e, como resultado, Linda passou a frequentar a pequena igreja.
 
Encontrou a paz e a serenidade que buscava. Exatamente como dizia o cartaz. Ela precisava de Deus na sua vida. E, sem dúvida, fora Deus que providenciara para que, de alguma forma, ela entendesse que precisava voltar-se para ele, alimentar o seu Espírito com a fé, a esperança e o amor.
*   *   *
A Providência Divina sempre se faz presente em nossas vidas. Ocorre que, por vezes, não estamos com olhos e ouvidos atentos para perceber e entender.
 
Filhos bem-amados do Criador, não podemos esquecer de buscar o amparo desse Pai amoroso e bom, para que nEle encontremos o nosso refúgio seguro.
 
Muitos O procuram nas igrejas, nos templos. Outros, nos livros. Alguns tentam o coração do próximo para ver se ali descobrem Deus.
 
Em verdade, muitos são os caminhos, mas o encontro verdadeiro se dá portas adentro do nosso coração.
 
 
Redação do Momento Espírita, com base na história Linda
Valentine, do livro Pequenos milagres, de Yitta Halberstam e Judith
Leventhal, ed. Sextante.
Em 18.11.2011

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mais recente boletim sobre a saúde de Raul Teixeira

Boletim das 00:00 (hora de Nova York)
meia noite, desta quinta-feira

Prezados amigos:
 Agora, meio dia e meio, desta quinta-feira, falei por telefone como Hélio Amaral e o Ailton Bittar, que estão no hospital onde o Raul está internado, em Nova York. O Raul continua na UTI e o quadro está inalterado. O hospital está recebendo várias visitas, mas as pessoas não podem ir até a UTI, naturalmente, mas o próprio Raul, que está falando, embora com dificuldades, disse que não quer receber visitas, porque está sabendo das preocupações com as pessoas, não quer que as pessoas se incomodem tanto e façam sacrifícios. Pede vibrações com as preces.

Duas pessoas, próximas a ele, foram do Rio de Janeiro até lá, para ficar ao seu lado e estão também com ele, no hospital, ao lado do Júlio, que o acompanha desde o primeiro momento.

Consta que amanhã ele será transferido para um hospital em Conecticut, onde mora o Dr. Cláudio, um médico neurocirurgião brasileiro conceituadíssimo, com mais de 30 anos de profissão.

Mas um informativo me foi enviado, na manhã de hoje, pelo próprio Hélio. Estou em contato telefônico com eles, de hora em hora, e aí estão as mais recentes informações.

Observação: Conforme todos assistimos no Fantástico, os cientistas já descobriram que o poder da prece, em favor de alguém que está enfermo, é uma realidade e não apenas conversa de religião. Por isto, continuamos apelando para este mundo espírita inteiro se unir em preces pelo nosso Raul.
Segue abaixo, então, o informativo que o Hélio me mandou.


Alamar, vai aí mais um boletim, para você passar ao público aí no Brasil. É um boletim da meia noite de ontem, quarta-feira, hora daqui de Nova York.

UPDATE #3 ON DR. TEIXEIRA's CONDITION:

 
Raul's condition has not changed.
O quadro clínico do Dr. Raul continua estável, sem mudanças.

He spends most his time sleeping and has demonstrated to be as surprised about these events as we all are.
Elel passa boa parte do tempo dormindo e se mostra surpreso com toda essa situação.

We would like to thank everyone for their emails and posts coming in from all over the world.
Nós queremos agradecer a todos pelos e-mails e palavras de conforto nos enviadas do mundo todo.

There is a computer by his bed side.
Disponibilizamos um computador ao lado da cama do Raul.

He has been kept informed of your thoughts and prayers.
Ele está sempre sendo informado sobre as preces e vibrações enviadas por todos vocês.

We also would like to assure everyone that Raul is getting the best medical care possible as this was shown to be a concern in certain communications we have received.
Nós gostaríamos de informar que Raul está recebendo toda a atenção e atendimento médico disponível naquela unidade hospitalar, dispersando assim algumas dúvidas ao que concerne ao hospital onde ele está internado.
He will not be able to return to Brazil for at least a week. Once again, please take a minute of your day to pray for him. We will continue to meet online with our prayer sessions for Raul.
 
Ele não poderá retornar ao Brasil, pelo menos por mais uma semana. Mais uma vez pedimos para vocês dedicarem um minuto do seu dia para orar pelo nosso Raul. Continuaremos nossas sessões de orações online por ele.

Mauricio Cisneiros
UNITED STATES SPIRITIST COUNCIL
CONSELHO ESPÍRITA DOS ESTADOS UNIDOS


Jose Hélio Amaral

JOSÉ RAUL TEIXEIRA - NOVO BOLETIM Das 12:57 horas, em Nova York, 15:57 daqui.


Prezados amigos: José Raul Teixeira permanece em o estado de saúde inalterado. Os médicos informam que ele está incapacitado, por enquanto, de mover boa parte do seu corpo, não fala e nem consegue até mesmo realizar algumas operações simples, como reconhecer números ou letras.
O problema se complicou em razão da demora do atendimento médico, o que não se constitui em culpa ou displicência de ninguém.
O que ocorreu foi o seguinte: Ele viajava em vôo noturno, estava imóvel e ninguém poderia perceber se algo anormal tivesse acontecendo com ele, achando sempre que poderia estar dormindo, como outros passageiros.
Depois que o avião pousou todos os passageiros desceram e, como é natural num caso deste, ele permaneceu imóvel na poltrona, o que chamou a atenção dos comissários que tentaram acordá-lo, obviamente achando que ele estivesse dormindo. Foi exatamente aí que perceberam que ele estava necessitando de atendimento médico, quando resolveram chamar uma ambulância urgentemente.
Foi aí, finalmente, que conseguiram levá-lo ao hospital. Presumem os médicos que, entre o momento do AVC e a entrada dele no hospital, passaram-se de 5 a 6 horas, o que num caso deste é um problema seríssimo. Os médicos não podem garantir nada, sobre o que poderá ocorrer, porque tudo é muito complicado. Está impossível ele sair do hospital agora e ser embarcado para o Rio Janeiro, dada a gravidade do caso. Continuamos a apelar pelas preces e vibrações de todos os amigos.
OBSERVAÇÃO: Os amigos espíritas de Nova York apelam para que as pessoas parem de telefonar e mandar e-mails a todo instante, porque eles não estão dando conta de ter que responder a tanta gente, haja vista que estão todos também, como nós, preocupados e angustiados diante da situação, correndo para todos os lados em busca do melhor atendimento ao nosso querido amigo. Qualquer fato novo será informado.

Fonte:  José Aparecido
Rede Amigo Espírita 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Novas Notícias saúde de José Raul Teixeira (5)

 Numa demonstração de muito carinho, recebemos, em 2008, esta foto do querido irmão, que nos lembra a altivez e dignidade, virtudes que sempre estiveram presentes em seu cristalino caráter. Que a família SEJA possa estar irmanada, junto com todos do Brasil e exterior, pela saúde do nosso querido educador e mensageiro das 'Boas Novas", José Raul Teixeira.
Abaixo e-mail recebido dando conta das últimas notícias sobre sua saúde


Amigos,

Segue abaixo nota referente ao estado de saúde do nosso Raul.
Para os que não estavam sabendo do ocorrido, informo que, ao chegar aos EUA para um roteiro de palestras, Raul sentiu-se mal e foi logo atendido em um hospital próximo do aeroporto.  Logo recebemos notícias preliminares sobre o que ocorrera e, agora, chegam-nos notícias oficiais, que repassamos, no sentido de permitir a todos conhecimento mais preciso.

Saudações fraternas,
Marquinho
(Marcos Alves - SEF/Niterói)

-----------
Amigos,

Saudações.

O Conselho Espírita dos Estados Unidos divulgou nota indicando que às 10:45hrs  (hora local, 01:45+ hora do Brasil), as condições do Raul são estáveis.
Ele entrou no hospital apresentando um quadro de Acidente Vascular Cerebral Agudo isquêmico, devido a falha de fluxo sangüíneo no cérebro.
Entretanto, informam que ele está consciente e tem se comunicado com movimentos de cabeça já que o lado direito do seu corpo está totalmente Paralizado. Segundo a nota, ele manifestou sua vontade de ser trazido de volta ao Brasil assim que possível, para estar perto da família. Entretanto, de acordo com os médicos isso não será possível por, pelo menos, nas próximas 72 horas.
A direção do Conselho Espirita informa ainda que irão atender aos desejos do Raul assim que os médicos que estão cuidando dele o permitirem.

De resto, a nota pede a coperação das pessoas, que apesar das boas intenções, não tentem ir visitá-lo no hospital, nem telefonem para quem o está acompanhando no momento. 
E informa que o Raul pediu que as visitas sejam restritas e que apenas as pessoas assinaladas para cuidar dele no momento, estão autorizadas a vê-lo.

Abraços,
Rômulo Fann

Saúde de José Raul Teixeira (3)

Oremos pelo José Raul Teixeira

 Prezados amigos:
 O companheiro José Raul Teixeira, médium e conferencista espírita, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) no avião, em que viajava para Nova York, onde realizaria uma série de conferências, a começar por hoje, terça-feira. Assim que o avião pousou, ele foi levado para o hospital Jamaica Hospital Center, que fica perto do aeroporto John Fitzgerald Kennedy, onde está internado na UTI.
Amigos espíritas locais, que sempre recepcionam o consagrado expositor e outros que visitam aquela cidade, estão no hospital, mas não conseguem qualquer informação sobre o seu estado de saúde, posto que as normas locais só permitem que forneçam informações para os familiares dos pacientes.
Continuarão tentando a noite inteira; se não conseguirem, recorrerão ao consulado brasileiro, nesta quarta-feira, a fim de obterem as informações que serão passadas para o Brasil.
Pedimos aos amigos espíritas, admiradores daquele notável trabalhador espírita, que o envolvam nas suas preces. Qualquer informação nova que eu tiver, passarei por email ou pelo site da rede visão, www.redevisao.net
 Carinhosamente.

Alamar Régis Carvalho

Saúde de José Raul Teixeira (2)

E-mail do Paulo Davi da Federação Espírita do Paraná sobre Raul Teixeira.

Queridos amigos de ideal,


Escrevo convidando-os a se juntarem a nós nas vibrações por nosso querido amigo Raul Teixeira, que hoje em viagem para mais uma série de conferências nos Estados Unidos,l´sofreu um AVC no avião em que se encontrava, endo levado assim que possível para o hospital.

Quando recebemos a notícia, imediaamene, fizemos contato com companheiros da Flórida onde, também, surpresos com a notícia, buscaram o Júlio seu primeiro anfitrião na vigem. Mesmo na UTI, Júlio em poucas plavras, o ue era possível no momento, nos informou que a situação é estável, que o AVC não foi do tipo mais agressivo, ele está consciente, embora inspie cuidados.

O que Raul Teixeira fez e continua fazendo em benefício do Movimento Espírita no Brasil e no mundo é de exensão imensurável.

Que ele receba também de nós a mais profunda gratidão e carinho. Certamente os Benfeitores o estão amparando e atendendo nas suas mais íntimas necessidades.

Jesus nos ampare a todos.

Paulo Davi

Saúde de José Raul Teixeira

Nota divulgada no site da Federação Espírita Brasileira, em 16.11.11.

"A propósito das notícias que circulam, esclarecemos que o Conselho Espírita dos Estados
Unidos (USSC) distribuiu nota informando que, durante voo do Rio para Nova York, José
Raul Teixeira sofreu um AVC, sendo imediatamente hospitalizado ao desembarcar em Nova
York.Ele iniciaria um roteiro de palestras pelos EUA. A FEB manteve contato telefônico com
seu anfitrião e que está prestando-lhe assistência. O quadro é estável e requer de todos preces
e boas vibrações. Informações: www.spiritist.us."

Endereçamos ao nosso querido irmão, incansável trabalhador da seara de Jesus, as nossas
mais amorosas vibrações de paz. Deus o abençoe.

sábado, 12 de novembro de 2011

PodSer #09 – Parábolas de Jesus

Acompanhe no portalser a boa conversa de Haroldo Dutra Dias sobre as "Parábolas de Jesus".
É só clicar no campo indicado para ouvir o podcast.

http://www.portalser.org/podser/podser-09-lancamento-do-livro-parabolas-de-jesus/

A Indulgência

Caros amigos, sede severos convosco, indulgentes para as fraquezas dos outros.É esta uma prática da santa caridade, que bem poucas pessoas observam. Todos vós tendes maus pendores a vencer, defeitos a corrigir, hábitos a modificar; todos tendes um fardo mais ou menos pesado a alijar, para poderdes galgar o cume da montanha do progresso. Por que, então, haveis de mostrar-vos tão clarividentes com relação ao próximo e tão cegos com relação a vós mesmos? Quando deixareis de perceber, nos olhos de vossos irmãos, o pequenino argueiro que os incomoda, sem atentardes na trave que, nos vossos olhos, vos cega, fazendo-vos ir de queda em queda? Crede nos vossos irmãos, os Espíritos. Todo homem, bastante orgulhoso para se julgar superior, em virtude e mérito, aos seus irmãos encarnados, é insensato e culpado: Deus o castigará no dia da sua justiça. O verdadeiro caráter da caridade é a modéstia e a humildade, que consistem em ver cada um apenas superficialmente os defeitos de outrem e esforçar-se por fazer que prevaleça o que há nele de bom e virtuoso, porquanto, embora o coração humano seja um abismo de corrupção, sempre há, nalgumas de suas dobras mais ocultas, o gérmen de bons sentimentos, centelha vivaz da essência espiritual.

Espiritismo! doutrina consoladora e bendita! felizes dos que te conhecem e tiram proveito dos salutares ensinamentos dos Espíritos do Senhor! Para esses, iluminado está o caminho, ao longo do qual podem ler estas palavras que lhes indicam o meio de chegarem ao termo da jornada: caridade prática, caridade do coração, caridade para com o próximo, como para si mesmo: numa palavra: caridade para com todos e amor a Deus acima de todas as coisas, porque o amor a Deus resume todos os deveres e porque impossível é amar realmente a Deus, sem praticar a caridade, da qual fez ele uma lei para todas as criaturas.

Dufêtre, bispo de Nevers. (Bordéus.)
O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. X, ítem 18.Ed. Feb.

Sou

Visitante em meu próprio lar
Viajante buscando estar
Habitante de um só lugar
Sou de Deus, de adeus e voltar...

Nada tenho além do que sou
Nada levo além do que sou
Sou de Deus, de adeus e voltar...

Cintilante... O céu a sonhar
Flamejante... Tal chama a voar
Importante... O fim que terá
Sou de Deus, de adeus e voltar...

Nada tenho além do que sou
Nada levo além do que sou
Sou de Deus, de adeus e voltar
Sou partida, trilha e chegar.

Somos todos visitantes em nossos próprios lares da Terra.

Como Espíritos que somos, seres inteligentes da Criação, habitamos o espaço. E desse espaço nos apartamos momentaneamente, vestindo corpos carnais, no que conhecemos como encarnação.

A ação de entrar na carne é necessária para nosso crescimento espiritual.

Tal vinculação mais intensa com a matéria nos proporciona experiências únicas, vivências fundamentais para o desenvolvimento das virtudes e combate às imperfeições.

Somos viajantes, sim, pois ao longo de nossa evolução habitamos muitos corpos em muitos mundos, conforme a necessidade de cada um de nós.

Em cada vida chegamos com nossa bagagem moral e intelectual, nossas virtudes conquistadas e nosso conhecimento a respeito das coisas.

Cada vez que partimos é só isso que também levamos conosco. Nada além dos tesouros da alma. Tudo que não é da alma, fica.

A matéria, o corpo, as coisas... Tudo é instrumento, e não finalidade.

O instrumento precisa ser bem cuidado, bem administrado, pois que é o lavrador sem sua enxada e seus braços?

Mas o trabalhador do campo sabe muito bem que seu verdadeiro objetivo é a colheita.

É ela que o sustenta e provê alimento para sua família.

Somos de Deus, criaturas perfectíveis, geradas por essa inteligência suprema, de máxima bondade, que chamamos Pai.

Esse Pai Maior deseja nossa felicidade e nos dá todos os meios necessários para alcançá-la.

Somos de adeus, pois a vida é um ir e vir constante. Muitos de nós já aprendemos, inclusive, a trocar este adeus por até breve.

Não perdemos ninguém pois, em primeiro lugar, ninguém nos pertence de fato e em segundo, porque aqueles que amamos, assim como nós mesmos, são imortais.

Não possuímos uns aos outros. O apego excessivo é causa de dor.

Somos de voltar, pois sempre recebemos novas chances. A reencarnação é uma realidade da qual não podemos nos esquivar, acreditando nela ou não.

* * *

Nada tenho além do que sou
Nada levo além do que sou
Sou de Deus, de adeus e voltar
Sou partida, trilha e chegar.



Redação do Momento Espírita, com base no poema Sou, do livro No castelo do Espírito, de
Andrey Cechelero, ed. Immortality.
Em 11.11.2011.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quem é o mais forte?

Era uma vila simples, perdida entre as montanhas. Ali não havia muitas distrações.

A vida seguia seu ritmo entre estudo, trabalho, as questões domésticas, educação dos filhos. Vidas simples, onde grande parte da população vivia do trato da Terra.

Talvez por isso, vez ou outra, os rapazes inventavam algumas brincadeiras para quebrar o que eles consideravam a monotonia.

Certa feita, decidiram eleger, entre os jovens, o mais forte.

Logo se inscreveram três rapazes altos, musculosos. Acostumados ao trabalho duro, tinham os músculos forjados diariamente.

O povo se reuniu para assistir à disputa. O primeiro jovem se apresentou, foi até uma árvore e utilizando sua força, a derrubou.

A exclamação foi geral. Como era forte aquele rapaz!

O segundo, contudo, mostrou-se confiante e, sem parecer despender maior esforço do que o primeiro, derrubou duas árvores.

O povo vibrou. Esse era mais forte!

Mas, o terceiro, sem se deixar abalar pelo que haviam realizado os dois primeiros, preparou-se e logo havia derrubado três árvores.

Ovação geral. Gritos de exclamação. Torcida para um e para outro.

Então, o juiz escolhido para aquela disputa, um homem cujos anos lhe haviam conferido sabedoria, pediu silêncio.

Dirigiu-se até uma árvore ainda em pé e quebrou um pequeno ramo. Depois, postou-se bem no meio da praça e disse:

Aquele que tomar deste ramo que tenho nas mãos e o conseguir colocar exatamente de volta ao seu local, de forma que ele continue a receber a seiva e floresça e frutifique, esse será o mais forte.

E, ante o espanto geral, continuou: Destruir é muito fácil. Pode-se derrubar, em minutos, o que outros construíram, ao cabo de muita perseverança e labor ou o que a natureza levou anos para formar.

Isso não significa ser forte. Forte mesmo é aquele que constrói onde esteja. Porque construir exige esforço, elaboração, dedicação.

A semente para se tornar árvore deve vencer a cova escura onde é colocada, projetando-se para fora, ao mesmo tempo que necessita alongar as raízes, a fim de ter base firme.

Após, necessita enfrentar os ventos, a chuva, o granizo, as alternâncias de temperatura, o sol causticante para espreguiçar-se e crescer, vestir-se de folhas e frutos.

É um longo tempo. Mas, como viram, para destruir, bastou a força concentrada por alguns minutos.

Quando o sábio concluiu a fala, um por um os habitantes da localidade foram se retirando, cada qual reflexionando sobre a lição recebida.

* * *

Existem, no mundo, obras beneméritas, erguidas e sustentadas por devotadas criaturas, anônimas e perseverantes.

Um grande número de homens e mulheres se entrega a fazer o bem, todos os dias.

São construtores da era nova, do mundo do Terceiro Milênio.

E nós, já nos decidimos a engrossar as fileiras dos construtores ou ainda nos detemos somente na crítica, que nada edifica e muito atrapalha?

Pensemos nisso e nos decidamos.


Redação do Momento Espírita, com base em conto narrado por Haroldo Dutra Dias.
Em 08.11.2011

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Perdoados, mas não limpos

Em nossas faltas, na maioria das vezes somos imediatamente perdoados, mas não limpos.

Somos perdoados pelo fel da maledicência.

Mas a sombra que lançamos na estrada alheia permanece dentro de nós por agoniado constrangimento.

Somos perdoados pela brasa da calúnia.

Contudo, o fogo que arremessamos na cabeça do próximo passa a nos incendiar o coração.

Conseguimos o perdão pela grave ofensa que fizemos.

Entretanto, a pedra atirada ao irmão de caminhada volta, com certeza, a golpear-nos o próprio ser.

Somos perdoados pela falha de vigilância.

Mas o prejuízo em nossos vizinhos cobre-nos de vergonha.

Obtivemos perdão pela manifestação de fraqueza.

Mas o desastre que provocamos é dor moral que nos segue os dias.

Somos perdoados por todos aqueles a quem ferimos, no delírio da violência.

No entanto, onde estivermos, é preciso extinguir os monstros do remorso que os nossos pensamentos articulam, desarvorados.

A chaga que abrimos na alma de alguém pode ser luz e renovação nesse mesmo alguém.

Ele compreende, perdoa e se eleva.

Contudo, essa mesma chaga de aflição segue a pesar em nossa vida.

Injúria aos semelhantes é flagelo mental que nos chicoteia.

A serpente carrega consigo o veneno que veicula.

O escorpião guarda em si próprio a carga venenosa que segrega.

Podemos ser ridicularizados, atacados, perseguidos ou dilacerados.

Mas evitemos o mal, ainda quando ele assuma a feição de defesa.

Porque todo o mal que fizermos aos outros é mal a nós mesmos.

No contexto da vida maior, ninguém fere sem se ferir.

Quase sempre, aqueles que passaram pelos golpes de nossa irreflexão já nos perdoaram.

Com esse proceder, repletaram-se de paz e seguiram em frente.

Abençoados pelo perdão que concederam, brilham nos planos superiores da existência.

No entanto, pela lei da correspondência, ruminamos, por tempo indeterminado, os quadros sinistros que nós mesmos criamos.

Cada consciência vive e progride entre os seus próprios reflexos.

Pureza, bondade e perdão são recompensas em si mesmas.

Traição, crueldade e calúnia são sempre um problema de quem as elege para si porque cada consciência traz em si o seu paraíso ou o seu inferno.

Em decorrência, no plano espiritual, até que se redima, é muito triste a situação de quem se fez culpado.

Com a consciência desperta e vibrante, sente-se na presença constante de suas vítimas e isso lhe constitui um suplício cruel.

Para evitar viver algo semelhante, basta eleger o bem como padrão de conduta.

Pense nisso.


Redação do Momento Espírita, com base no cap. 47, do livro
Justiça Divina, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de
Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.
Em 07.11.2011.

domingo, 6 de novembro de 2011

Deus conhece o teu destino

Deus conhece o teu destino e comanda tua vida.

O que te ocorres, mereces, a fim de conquistares nova marcas na escala da evolução.

Deus é Pai Misericordioso e vela por ti.

Jamais te consideres desprezado, resvalando pela rebeldia e blasfêmia.

O homem deve treinar coragem e resignação, sem cujos valores permanence criança espiritual.

Deus não tem preferências e nos ama a todos.

Deixa-te conduzir pelas ocorrências que não podes mudar, e altera com amor aquelas que te irão beneficiar.

Desesperar-te? Nunca!


Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco. Vida Feliz.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Momentos de Crise

Ninguém os deseja e todos procuramos evitá-los: os momentos de crise.

Configuram-se eles, mais particularmente, nas ocorrências externas, das quais nem sempre somos partícipes.

Hoje, será determinada atitude considerada infeliz, assumida por pessoa que se nos liga ao coração pelos laços íntimos; amanhã, pode surgir em grandes conflitos dentro do grupo familiar; depois, é possível apareçam no afastamento de companheiros dos mais estimáveis; e, mais adiante, no tempo, os instantes difíceis serão aqueles em que a desencarnação de um ente amado, quando nos achamos na Terra, nos envolva em nuvens de sofrimentos e lágrimas.

Decerto, nessas horas amargas, é indispensável sejamos a segurança daqueles irmãos enfraquecidos, diante da prova, ou a escora daqueles que estão esmorecendo no cotidiano, prestes a cair.

Em todos os lances constrangedores da experiência humana é razoável nos façamos a palavra de bom-ânimo e o gesto de apoio espontâneo para todos aqueles que nos cercam.

Entretanto, amparando aos outros, é imperioso não nos esquecermos.

Instalemos a luz da compreensão, por dentro de nós e sustentemo-nos no clima da confiança para que os embates da escola humana nos encontrem firmes na fé em Deus e em nós próprios, reconhecendo que as crises são fases de mudança, às vezes, marcadas por enormes tribulações, das quais a Divina Providência, utilizando recursos que desconhecemos nos trará a renovação necessária e o Amanhã Melhor.


Emmanuel. Psicografia de Chico Xavier. Pronto Socorro.CEU.1984.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

EU MAIOR

Trechos da entrevista com Richard Simonetti. Documentário EU MAIOR, sobre autoconhecimento e busca da felicidade. www.eumaior.com.br.